O impacto da VR no Marketing

Tendências

|

26 de fevereiro de 2021

|

5 minutos de leitura

Quando é descoberta uma nova tecnologia, os consumidores procuram que as marcas ofereçam experiências que integrem a mesma. Isto significa que a tua marca deve manter-se a par com novos avanços na indústria tecnológica, de forma a corresponder ás expectativas do seu cliente e entregar a melhor experiência possível.
 
A realidade virtual já não é o futuro - é o presente. Observa-se que cada vez mais as empresas incorporam esta tecnologia nos seus planos de marketing, seja através das redes sociais ou mesmo desenvolver uma aplicação própria.  Seja qual for o método que vais utilizar, virtual reality marketing abre novas formas de interação com potenciais clientes e, consequentemente, aumenta a tua brand awareness.
 
 

Sendo assim, o que é Virtual Reality Marketing ?

 
Muitas pessoas aparentam pensar que a realidade virtual é primariamente para o setor de gaming e que, por consequência, requer um elevado investimento em tecnologias para criar novas experiências. Porém, isto não é totalmente verdade. O acesso aos smartphones apenas significa que o consumidor pode usufruir de VR (Virtual Reality), onde quer que esteja.  Esta vertente de marketing permite á tua empresa construir uma ponte entre experiência e ação. Pode-se utilizar VR para oferecer uma experiência digital ao invés de uma física, onde podes promover produtos e serviços, o que é essencial na situação em que vivemos.
 
Para além de promover produtos existentes, também podes utilizar o VR para mostrar os que estão em desenvolvimento. Podes convidar os teus clientes a participar numa viagem ao criares algo novo, o que te ajudará a comunicares um produto em desenvolvimento, bem como a receberes uma fonte de feedback.
 
Mais importante ainda, a VR muda a dinâmica entre marcas e consumidores. Em vez de utilizarem bloqueadores de anúncios ou ignorarem anúncios, as pessoas procuram experiências com a marca com VR. Isto significa que as tuas taxas de conversão podem melhorar à medida que as pessoas vêm até a ti, em vez de precisares de as atrair de raiz.
 

De que formas podes utilizar esta tecnologia?

 
Existem várias formas de investir em Virtual Reality Marketing, desde mais simples a mais complexas. Pensando nisto, apresentamos-te 4 formas para integrares esta tecnologia nos teus planos de marketing, de forma a evoluíres e proporcionares experiências ainda mais inovadoras aos teus consumidores.
 
 
  1. Cardboards

 
Os cardboards são aparelhos que aumentam a imersão e servem como uma adaptação de óculos de realidade virtual. Podem ser fabricados através de materiais de baixo custo e com pouco esforço por parte dos utilizadores.
 
Numa situação temporal como a que vivemos, aproximares-te fisicamente dos teus clientes pode ser mais complicado. Esta técnica permite que ofereças uma experiência noutro local (como por exemplo, na tua loja), sem que este tenha de sair de casa. Isto não só te permite diferenciar da tua concorrência, mas como aumentar a tua brand awareness.
 
Resultado de imagem para cardboards vr asset for blog
 
  1. Videos 360º

 
Nos tempos que correm, existem várias opções de câmaras que gravam videos em 360º e que te ajudam a criar e desenvolver experiências interativas para aumentar o engagement do teu público-alvo com o teu conteúdo. Se estás a pensar criar um evento online, por exemplo, podes partilhar com o teu público  o local e as suas características, assim como pedir feedback ao mesmo e criar um sentimento de inclusão do mesmo no processo, fortalecendo assim a tua relação com os teus consumidores.
 
Resultado de imagem para 360 videos ilustration

 

  1. Apps de realidade virtual

 
Desenvolver aplicações de realidade virtual é também uma ótima forma de garantir que a Virtual Reality Marketing seja um investimento contínuo da tua empresa, e não se resuma a campanhas temporárias e de curta duração. Esta, tal como outros elementos do teu plano de marketing, exige um planeamento a longo prazo.
 
Para além disso, esta aplicação tem como objetivo tornar-se um canal direto de comunicação entre a tua marca e os teus clientes. É também uma excelente maneira de conseguires obter feedback, dado que apenas se obteres informação dos consumidores atuais podes melhorar os teus produtos e/ou serviços, de forma a garantires a recompra.
 
 
Resultado de imagem para app virtual reality ilustration
  1. Campanhas imersivas

 
Se já estás convencido do poder do Virtual Reality Marketing e procuras investir mais nesta tecnologia, criares campanhas imersivas pode ser a solução para ti! As campanhas de imersão completa permitem chegares mais longe no teu processo de conquista de novos clientes e conseguires exposição num mercado saturado, diferenciando-te dos teus concorrentes.
 
Aqui, recomendamos-te formalizares uma parceria com uma agência que seja capaz de conduzir a criação de campanhas de alto impacto, de forma a que os teus recursos se reflitam em resultados positivos no teu ROI.
 
A melhor forma de obteres inspiração para desenvolveres novas técnicas é sempre analisares exemplos e casos de sucesso. Aqui vais criar uma experiência que integra tecnologia e storytelling, e isso vai permitir que estejas sempre no top of mind dos consumidores.Deixamos-te uns exemplos inspiradores para começares a desenvolver as tuas campanhas de imersão completa, com marcas como a Volvo, Merrel e a Dior.
 
Resultado de imagem para immersive campaigns vr illustration
Virtual Reality Marketing já não é uma novidade, mas podes sempre destacar a tua marca através de campanhas originais e experiências inovadoras! Além desta tecnologia, existem inúmeras opções para a tua marca ter sucesso através de conteúdo atrativo. A Closum é uma plataforma descomplicada para criares as tuas campanhas de marketing digital. Conhece as nossas vantagens aqui!

Quer saber como o Closum pode ajudar o seu negócio?

Assista a uma demonstração gratuita e saiba como o Closum pode ajudar o seu negócio sem compromisso.