Leads: como gerar novos clientes através das suas redes sociais?

Dicas

|

11 de junho de 2021

|

5 minutos de leitura

Agora que já percebeu o poder das redes sociais para o seu negócio, deve estar a começar a perguntar-se como consegue captar novos clientes?
 
As redes sociais são uma forma excelente de entrar em contacto com o seu público-alvo, incentivar uma conversa e promover a sua marca. É mais fácil aumentar a sua taxa de conversão das suas leads quando está presente nestas plataformas e interage com os seus consumidores.
 
Captar leads nas redes sociais ajuda a sua marca a ser mais reconhecida e move os seus clientes através do funil de vendas. As pessoas podem conhecer a personalidade por detrás da sua marca e interagir com o seu conteúdo de uma forma divertida e dinâmica.
 
Contudo, mais de 50% dos negócios confirmam que gerar leads e tráfego para o website é o objetivo mais difícil de atingir. A captação de leads não tem de ser complicada, mas é importante saber como usar as suas redes sociais para atingir esse objetivos. Fazê-lo vai se fazer diferenciar da sua concorrência assim como ajudar a crescer o seu negócio.
 
Se está a pensar em começar a captar leads através das suas redes sociais, deixamos-lhe quatro maneiras para começar:
 

1. Lance um concurso ou giveaway

 
Lançar um concurso ou um giveaway (oferecer um produto) é uma forma de tanto captar o interesse como também criar entretenimento para a sua audiência. E com mais de 3 mil milhões de utilizadores de redes sociais no mundo, arranjar pessoas que participem nos seus concursos acaba por não ser preocupante.
 
Angariar leads através de giveaways funciona sendo que é uma forma eficaz de incentivar o seu consumidor a agir. Para participarem, pode pedir aos utilizadores que submetam a informação que necessita para avançar no seu funil de vendas. Pode também pedir aos mesmos para partilharem com outros os seus posts ou seguir as suas contas para aumentar a sua taxa de conversão nas redes sociais.
 

2. Organize transmissões ao vivo

 
Durante a ultima década, as live streams (transmissões ao vivo) são cada vez mais utilizadas pelas marcas para promover os seus produtos. Anteriormente, não existia uma forma das empresas interagirem com uma audiência global, em tempo real. Mas este mecanismo permite às marcas interagir com consumidores, receber feedback e gerar leads.
 
Vídeos em direto são eficazes para gerar leads porque lhe permite guiar a sua audiência na direção certa. Pode convidá-la a aceder às suas landing pages, os seus blog posts e as páginas de produto.
 

3. Crie um grupo no Facebook

 
Podes gerar leads através de qualquer plataforma social, desde que o seu público-alvo lá se encontre. Algo interessante do Facebook é a capacidade de criar grupos específicos onde os utilizadores podem explorar interesses em comum e ligarem-se através de experiências partilhadas.
 
Mais de 1.4 mil milhões de pessoas usam grupos no Facebook, o que permite à sua marca captar leads de uma forma mais eficiente. Para além disso, muitos dos grupos são privados e de acesso limitado, tornando-os uma forma de conteúdo fechado (que vamos falar mais em detalhe no ponto seguinte).
 
Através de um grupo no Facebook, pode oferecer aos utilizadores informações sobre a sua marca, ofertas exclusivas, receber feedback e responder a questões. Quanto mais interage com a sua audiência, melhor vai ser a interação com a sua marca.
 

4. Promova conteúdo fechado

 
Oferecer acesso limitado a algo cativa o interesse das pessoas. Quando adiciona conteúdo fechado à sua estratégia nas redes sociais, encoraja o seu utilizador a agir. O consumidor quer ver o que tem para oferecer que outros não tenham acesso, o que faz este tipo de conteúdo ser tão eficaz.
 
Alguns exemplos de conteúdo fechado para as redes sociais são:
  • Atualizações de conteúdo
  • Ebooks
  • Whitepapers
  • Guias de recursos
  • Templates
  • Webinars
 
Uma das vantagens de utilizar conteúdo fechado é o facto de recolher leads de boa qualidade que estão mais abertos a saber mais sobre o seu produto ou serviço. Utilizadores que navegam o seu website sem uma intenção clara não terão tanta abertura a deixar as suas informações. Contudo, aqueles que compreendem a oferta, não hesitarão em converter.
 
Os marketeers que têm dificuldade em gerar leads de qualidade necessitam de investir na sua estratégia de venda nas redes sociais. Gerar e captar leads nas plataformas sociais é um método eficaz, se souber interagir com os seus seguidores. Utilizadores de redes sociais procuram marcas que deem resposta, ofereçam valor e construam confiança. 

Closum é uma plataforma descomplicada para criar as suas campanhas de marketing digital. Conheça as nossas vantagens aqui

Quer saber como o Closum pode ajudar o seu negócio?

Assista a uma demonstração gratuita e saiba como o Closum pode ajudar o seu negócio sem compromisso.