Como comunicar eficazmente o teu posicionamento através de LPs

Dicas

|

15 de janeiro de 2021

|

2 minutos de leitura

Posicionamento é a ação de projetar a oferta e a imagem da empresa para que ocupe um lugar diferenciado na mente do público-alvo.

- Philip Kotler em Prentice Hall (2000)

Muito se fala sobre posicionamento das marcas e da sua importância. Mas a verdade é que pouca gente realmente sabe o que é e para que ele serve na prática.

Posicionamento de mercado é um conceito de marketing que se refere à posição que a tua marca ocupa na mente do consumidor. Do ponto de vista estratégico, posicionar a tua empresa no mercado significa diferenciares-te da tua concorrência e alcançar a liderança, conquistando um lugar de destaque no mercado.

A tua mensagem e posicionamento vai diferenciar significativamente com base em vários fatores como:

  • Como te posicionas face á tua concorrência
  • O que é atrativo para o teu público-alvo
  • O que podes entregar de valor ao teu cliente

A não esquecer! A forma como o teu produto serve para um dos teus clientes pode ser diferente de como serve outra. Assim, ao usar testes com landing pages e a otimização de taxas de conversão podes validar todos os elementos da tua marca.


Deixamos-te aqui algumas ideias:

  • Utilizar diferentes CTAs (Call-to-Action) para o utilizador definir a sua identidade ao oferecer opções isoladas é uma forma de compreender qual o perfil dos nossos clientes.
  • Ao executar anúncios ou campanhas segmentadas via email e impulsionar os utilizadores para landing pages aprendes mais sobre o mercado em que estás inserido
  • Podes, de uma forma ética, testar uma página que compare a tua marca e a do seu concorrente e tem diferentes posicionamentos e mensagens com cada variante. Avalia a performance ao olhar para o tráfego, CTRs e taxas de conversão.
  • Podes também testar copys do teu cabeçalho para diferentes personas particulares para ver com que posicionamento se adequa de uma forma mais eficaz.


Concluindo, qualquer testagem irá envolver o refinamento do valor e posicionamento do teu produto, à medida que reúnes informação da performance da tua landing page e melhoras o copy e design.

O Closum ajuda-te a criares landing pages aqui.
Está na hora de pores as mãos na massa!

"Todos os emails são uma oportunidade para testar um diferente benefício ou ângulo."

Heather Morgan, Colunista da Inc. Maganize