Backlinking: Porque é tão importante?

Dicas

|

16 de abril de 2021

|

3 minutos de leitura

Backlinking é uma das palavras mais utilizadas no mundo quando falamos de SEO, isto é, Search Engine Optimization. Um backlink é um link que ao receber um clique leva o utilizador de uma página inicial para uma página de um site final. Este aponta de um domínio para o outro.
 
Mas, antes de abordarmos os backlinks na sua especificidade, é importante os enquadrares, traçando uma fronteira que te permita entender o seu posicionamento, assim como aquilo que os distingue de outros tipos de ligações, no contexto do linkbuilding.
 

Link Building: on-page e off-page

 
O link building - traduzido, construção de ligações - é composto por duas vertentes distintas: o on-page e o off-page. Podes mesmo entender como atuarem como duas realidades separadas por uma "fronteira real" no mundo digital:
 
  • On-page
 
Onde o planeamento e aplicação dependem exclusivamente de ti, correspondendo a ligações internas. Podes identificar estes como os "caminhos" que crias dentro do teu website, entre as tuas páginas, artigos, produtos e afins. No fundo, as "pontes" entre URLs que potenciam a indexabilidade e navegabilidade, a experiência do teu utilizador, o número de páginas que acede por sessão, a conversão, entre outras coisas.
 
  • Off-page
 
Onde se encontram os backlinks, consistem em ligações externas de sentido único. Referem-se aos "caminhos" e referências existentes noutros websites que apontam para o teu. O teu perfil de links externos concorre para que o teu conteúdo seja considerado enquanto resposta adequada a uma determinada pesquisa do utilizador. No fundo, ajuda a determinar se este deve fazer parte e ter um bom posicionamento nos resultados de pesquisa na Search Engine Results Page (a página de resultados de pesquisa).
 

Quais são as vantagens dos backlinks?

 
Agora que já sabes o que são backlinks, é importante saber porque deves investir nesta área. Assim podes identificar 3 vantagens principais que te vão destacar da tua concorrência:
 
  1. Posicionamento Orgânico
 
Como já percebeste, os backlinks contribuem de uma forma essencial para o desempenho do teu website nos resultados dos motores de busca, ajudando-te a escalar lugares na classificação que fazem. Isto significa que, se um artigo - ou uma página - do teu website é referida vai ter, á partida, melhores resultados. No entanto, não te deves esquecer que a qualidade do teu artigo continua a ser a base do SEO.
 
  1. Rapidez na indexação de páginas e artigos
 
O facto de existirem links externos a apontar para o teu conteúdo pode significar que o Google os vai indexar de uma forma mais rápida. Isto sucede quando o caminho apontado pelo backlink é rastreado antes do artigo ou página no website de origem. Este fator é particularmente importante para os websites mais recentes uma vez que, na maior parte dos casos, os motores de busca os visitam com frequência e regularidade inferior.
 
  1. Tráfego
 
Para além das vantagens acima referidas, os backlinks garantem visitas, visualizações e notoriedade ao teu website através de referências de outrem. Isto é, quando uma ligação externa para o nosso website é clicada, o utilizador é redirecionado para o interior da tua empresa, marca ou projeto.
 
Os backlinks são hoje em dia uma componente muito importante de qualquer estratégia de marketing de conteúdo.

A Closum é uma plataforma descomplicada para criares as tuas campanhas de marketing digital. Conhece as nossas vantagens aqui

"A equipa de vendas tem o funil de vendas. Mas como marketer B2B, tu alimentas o topo do funil deles."

Doug Kessler, Diretor Criativo da Velocity Partners