Talvez já tenhas ouvido a expressão “Content is king!” (traduzido, “Conteúdo é rei!”). Adicionalmente, podes também já ter te cruzado com o termo de inbound marketing.
 

Mas o que é que isto tudo significa?

 
Normalmente, as pessoas não querem que lhes vendas diretamente algo. Muitas vezes, podem-se mostrar desconfiadas de promessas inflacionadas.  Sendo assim, como te podes aproximar dos teus prospects durante as várias fases de processo de decisão de compra?
Uma das formas mais eficazes de controlares o momento da venda passa por desenvolveres conteúdo. Aqui é onde crias conteúdo para o teu website, do início ao fim, que inclui:
 
  • Estratégia
  • Escrita
  • Otimização
  • Editorial
  • Promoção
 
Desta forma, apresentamos-te 7 passos essenciais para desenvolveres o teu conteúdo:
 
  1. Reúne a tua informação

 
O primeiro passo é sempre obter o máximo de informação possível. Deves focar-te em tópicos como a demografia do teu público-alvo, os teus principais concorrentes, a performance do teu website e os seus objetivos.
Espreita algumas das ferramentas como:
 
  1. Analisa os tópicos para o teu website

 
Depois de angariares o máximo de informação possível, está na hora de a organizares. Recomendamos escolheres um destes tópicos principais: (1) a procura de palavras-chave com foco na tua solução ou (2)a análise indireta dos tópicos do teu principal concorrente.
 
  1. Define a tua estratégia

 
Durante esta fase do marketing de conteúdo, constrói-se a própria estratégia de conteúdo e o calendário editorial.
Concorrentes e volume de procura variam de indústria para indústria, por isso começa com os tópicos que definiste na fase anterior e investe em desenvolver o teu perfil de backlinks e autoridade de domínio. Quando obteres retorno positivo, podes começar a pensar escrever os tópicos com keywords de maior valor.
Se achares relevante, pensa desenvolver uma campanha de link-building para maximizar o impacto do teu conteúdo.
 
  1. Está na hora de escrever!

 
Esta fase é explicável por si só. Aqui é onde vais escrever a tua melhor peça de conteúdo! Uma dica: quão mais longa melhor. O conteúdo mais longo tem melhor rank e atrai mais backlinks, pois são mais informativos e abrangem mais tópicos relacionados.
Tenta não te focar em keywords ou outros significantes de ranking durante a fase de escrita. O teu objetivo principal passa pelas pessoas gostarem de ler o teu conteúdo.
 
  1. Otimizar e Publicar

 
Depois da fase da escrita estar completa, podes seguir para search engine optimizatione publicação. É aqui que consideras características como facilidade de leitura, contagem de palavras e palavras-chave relacionadas para fazer com que o teu conteúdo seja mais atrativo para os motores de busca.
Deves também ter em consideração as tags do teu título e descrições meta, desenhadas para aumentar o número de cliques.
 
  1. Promove o teu conteúdo!

 
Existem várias maneiras de promover conteúdo de qualidade, mas a mais utilizada são as publicaçoões nas redes sociais. Podes também considerar plataformas de republicação e também campanhas de email marketing.
A ideia por detrás da promoção não passa apenas por ter maior número de visualizações, mas também levar a mais backlinks considerados"ouro" na industria de SEO.
 
  1. Revê e repete

 
O desenvolvimento do teu conteúdo nunca está "acabado". É um processo contínuo que acaba tão rápido como começa. Se os teus esforços estiverem a obter resultados, continua o mesmo plano. Essencialmente, durante esta fase, reflete no que resultou e no que não resultou, voltando á primeira fase deste processo.
 
Então, aí está, uma estratégia de desenvolvimento de conteúdo em constante evolução projetada para aumentar o tráfego de pesquisa orgânica. A Closum é uma plataforma descomplicada para criares as tuas campanhas de marketing digital. Conhece as nossas vantagens aqui!

Quer saber como o Closum pode ajudar o seu negócio?

Assista a uma demonstração gratuita e saiba como o Closum pode ajudar o seu negócio sem compromisso.