Concorrência online: conheça o seu mercado

Dicas

|

7 de maio de 2021

|

4 minutos de leitura

Quem são os seus concorrentes?
 
Saber a resposta a esta pergunta e o que estes oferecem, pode ajudar a diferenciar os seus produtos, serviços e estratégias de marketing no seu mercado. Isto permite-lhe também estabelecer os preços de uma forma estratégica e permitir que dê uma resposta mais eficaz às campanhas de marketing dos seus concorrentes.
 
Pode ainda utilizar este conhecimento para criar estratégias de marketing que aproveitam as fraquezas dos seus concorrentes e melhora a performance do seu negócio. Para além disto, permite que avalie quaisquer ameaças de novas entradas no seu mercado e os próprios concorrentes atuais.
 

O que é essencial saber sobre os seus concorrentes?

 
Monitorize a forma como os seus concorrentes gerem o seu negócio. Deve observar:
 
  • Os produtos ou serviços e como os apresentam no mercado
  • A estratégia de preço
  • Quais as estratégias de distribuição e entrega
  • Os dispositivos que empregam para aumentar a fidelidade do cliente e o serviço de apoio
  • Os valores da marca e design
  • A capacidade de inovação dos métodos empresariais bem como dos produtos ou serviços
  • O seu relatório anual - se forem uma empresa pública
  • As suas campanhas de comunicação
 

E depois?

 
Avalie esta informação. Esta deve dizer se existem lacunas no mercado que possa aproveitar. Daqui deve concluir se o mercado onde se encontra está saturado em termos de oferta, o que o deve fazer pensar em estratégias de diferenciação. Existe uma forma bastante fácil e eficaz de agrupar toda a informação, através de 2 pontos:
 
  1. O que pode aprender e fazer melhor

 
Se tem a certeza que os seus concorrentes estão a fazer algo melhor, deve responder e implementar algumas mudanças. Pode ser algo desde melhorar o apoio ao cliente, avaliar os seus preços e atualizar os seus produtos, de forma a mudar a forma como se posiciona no mercado, redesenhando websites ou alterando a cadeia de fornecedores.
 
Tente inovar, não limitar. Agora que já tem uma ideia: o que pode melhorar e, por isso, acrescentar mais valor?
 
  1. O que estão a fazer pior que tu

 
Explore as lacunas que encontrou. Estas podem passar pela gama de produtos ou serviços, pelas estratégias de marketing ou táticas de distribuição, mesmo na forma em que realizam tarefas mais generalizadas como recrutamento e retenção de colaboradores.
 
O serviço de apoio ao cliente (costumer service) podem ser a diferença entre a forma como as empresas funcionam num mercado extremamente competitivo. Reforce os seus serviços nesta área para aproveitar os pontos fracos que identificou ao realizar a análise.
 
Contudo, não deve ser complacente em relação aos seus pontos fortes. A sua oferta pode necessitar de melhorar e os seus concorrentes estão certamente a analisar também o seu negócio. Estes podem adotar e melhorar as suas boas ideias.
 

Escolha os seus concorrentes

 
Quando começa a sua investigação, pode sentir-se um pouco assoberbado com a quantidade de informação e concorrentes que consegue identificar. Contudo, é preciso ter em consideração que da lista de concorrentes que conseguiu identificar, uns vão ser uma maior ameaça que outros.
 
O primeiro foco são os concorrentes diretos mais próximos de si nos rankings dos motores de busca (SEO). As pessoas utilizam a Internet para encontrar negócios, por isso encontram os websites que estão imediatamente acima de si nos rankings. Confiamos nos motores de busca para fazer escolhas por nós, por isso, ficar classificado mais alto fará com que os motores de busca tenham mais probabilidades de interagir com o seu negócio do que a concorrência. Ao se concentrares nos websites mais próximos de si nos rankings, evita uma análise exagerada de toda a concorrência.
 
À medida que sobe nas classificações e faz crescer o seu negócio, a prioridade da sua concorrência pode mudar. Poderá crescer o suficiente para atrair a atenção de um futuro concorrente. Um concorrente direto poderá ficar sem negócio. A análise dos seus concorrentes não deve ser feita apenas uma única vez. Faça uma atualização da sua lista uma ou duas vezes por ano e observe o que mudou em todo o mercado, mas faça uma análise mensal ou trimestral dos seus concorrentes mais próximos para ver como se está a comportar contra eles. Isto permitir-lhe-á saber se as suas estratégias estão a funcionar. 

Closum é uma plataforma descomplicada para criar as suas campanhas de marketing digital. Conheça as nossas vantagens aqui

Quer saber como o Closum pode ajudar o seu negócio?

Assista a uma demonstração gratuita e saiba como o Closum pode ajudar o seu negócio sem compromisso.