O que é Performance Marketing?

Tendências

|

29 de janeiro de 2021

|

2 minutos de leitura

O Marketing de Performance é uma estratégia que provêm do Marketing Digital, focada nos resultados. Todas as decisões são tomadas com base em análise e teste de dados, realizadas de uma forma constante. Grande parte das empresas atualmente utiliza ferramentas de Marketing Digital. Contudo, poucas trabalham com Marketing de Performance.
 
Marketing de Performance é uma estratégia que utiliza os dados do desempenho de ações pagas para constante otimização e melhoria de resultados. Está aplicado em ações de retorno a curto-prazo - isto é, ações de retorno rápido ou mesmo imediato. Aqueles que trabalham com Marketing de Performance utilizam diferentes ferramentas e plataformas de Marketing Digital para acompanhar o desempenho de cada um dos seus anúncios. Apenas desta forma é possível saber como melhorares os teus resultados, dado que identificas os pontos fracos das tuas campanhas e podes rapidamente corrigi-los.
 

Vamos lá falar de números!

Aproveita a tua estratégia de marketing ao máximo

 
Deves focar os teus esforços em otimizar a tua estratégia com base nestas quatro métricas:
 
  • Cost Per Order (CPO)
 
Existem quatro formas de determinar a otimização de uma estratégia de marketing. A primeira passa por determinar o custo por encomenda (ou cost per order), calculando a divisão da quantia que se investiu na estratégia pelo número de encomendas recebidas pela mesma. Esta permite à empresadeterminar quanto dinheiro foi gasto na aquisição de um novo cliente.
 
  • Cost Per Mile (CPM)
 
O próximo método passa por calcular o custo por mil (ou cost per mille) dentro do universo da performance marketing. Mede especificamente campanhas á volta das mil impressões do anúncio. Claro que não são impressões no sentido literal, mas sim o número de vezes que determinada comunicação foi exibida ao público. Por exemplo, se um website cobra 3€ CPM significa que tem de pagar 3€ por cada 1000 visualizações dos seus anúncios.
 
  • Cost Per Lead (CPL)
 
O terceiro método calcula o custo por lead (ou cost  per lead), que por si só é um tipo de modelo de pricing da metodologia da performance marketing (lê mais sobre leads aqui). Este cria um balanço entre a responsabilidade entre anunciantes e editores. Em CPL, o anunciante paga apenas quando o consumidor interage diretamente com o produto anunciado.
 
  • Cost Per Action (CPA)
 
Por fim, o custo por ação (cost per action) é um método de performance marketing onde anunciantes apenas pagam quando um potencial consumidor realiza uma determinada ação. Podemos concluir então que esta se apresenta como uma técnica de baixo risco.
 
Vivemos na era da big data, em que dados são cruciais para as tomadas de decisão e sobrevivência de um negócio. Os índices que o Marketing de Performance fornece são muito valiosos assim como as informações que pode gerar. A Closum é uma plataforma descomplicada para criares as tuas campanhas de marketing digital. Conhece as nossas vantagens aqui!

Quer saber como o Closum pode ajudar o seu negócio?

Assista a uma demonstração gratuita e saiba como o Closum pode ajudar o seu negócio sem compromisso.