Como criar uma estratégia de Email Marketing personalizado

Dicas

|

22 de julho de 2021

|

4 minutos de leitura

Já sabemos que as estratégias de marketing funcionam melhor quando conseguimos criar uma ligação mais pessoal com o público. No email marketing é possível criar mensagens únicas e dirigidas.
 
A personalização aliada à segmentação permite-lhe criar campanhas de email marketing extremamente valiosas para o público.
 
O email permite que as marcas se aproximem do utilizador de forma personalizada.
 
Criar mensagens genéricas para todo o seu público não é muito eficaz uma vez que nem todas as pessoas têm as mesmas particularidades, então, para aumentar o nível de identificação e, consequentemente, da taxa de abertura a prática de mensagens personalizadas têm maior eficácia.
 
Que assunto de email chamaria mais a sua atenção ao abrir a sua caixa de entrada, um título genérico ou um que menciona o seu nome? O que menciona o seu nome certo? É aí que a personalização no email entra a seu favor.
 
Mas como funciona a personalização no email marketing?
 
Para que possa criar emails personalizados é necessário que registe as informações dos seus destinatários que pretende usar. Se pretende personalizar o destinatário e chamar cada um pelo nome próprio então, além de captar os contactos deve captar também o nome das suas leads.
 
Depois de registar os dados que pretende utilizar e os ter na sua base de contactos, só precisa de utilizar as variáveis que permitem a personalização no template do seu email. Por exemplo, no Closum, para personalizar o nome do destinatário com o seu primeiro nome escreve "{firstname}" e quando o seu contacto receber o email irá ver o nome dele escrito na mensagem. Ou utilizar esses mesmos dados para criar listas de contactos segmentadas e enviar conteúdo de acordo com as características de cada lista.
 
4 dicas para enviar conteúdo personalizado
 
Acerte no conteúdo
Nem toda a gente que visita o seu site o faz pelos mesmos motivos. Por exemplo um público que acede uma landing page com uma oferta não terá o mesmo interesse de outro público que acede a outra landing page sua, no entanto, com conteúdo diferente, e assim sendo, será apropriado segmentar em listas diferentes, para que possa aumentar o sucesso das suas campanhas de email marketing entregando o conteúdo certo ao publico certo.
 
Crie segmentos com base nas necessidades de cada público, pode-se basear em informações do perfil, de geolocalização, histórico de compras e entre outros.
 
Cuidado com o fuso horário
Como sabe, as horas a que envia os seus emails podem impactar a sua taxa de abertura.
 
Se tiver uma lista de contactos internacional, deve considerar, segmentar o seu público por local e/ou fuso horário. Por exemplo se quiser entregar os seus emails sempre às 10 horas, segmente as suas listas de acordo com o fuso horário de modo a que todos eles recebam às 10 horas no seu país.
 
Trate o público pelo nome
Sabe quando ouve o seu nome num local público, olha imediatamente e percebe que afinal não era para si? Pois é, usar o nome da seu destinatário nos seus emails é uma ótima prática para captar a sua atenção.
 
Utilizar o nome do destinatário no assunto dos emails aumenta a probabilidade de abertura em 20% e reduz a percentagem de unsubscribes  em 17%.
 
Tenha a localização em conta
Se fizer sentido para o seu negócio, considere segmentar os contactos por localização de modo a direcionar ofertas para cidades ou regiões específicas. Ao ser direcionada para o local onde o contacto se encontra e seu interesse pela oferta poderá ser maior.
 
Como viu a personalização vai lhe permitir atingir melhores resultados e deve ser parte da sua estratégia de email marketing.

Closum é uma plataforma descomplicada para criar as suas campanhas de marketing digital que lhe permite segmentar audiências e personalizar o nome do destinatário. Experimente gratuitamente aqui!
 

Quer saber como o Closum pode ajudar o seu negócio?

Assista a uma demonstração gratuita e saiba como o Closum pode ajudar o seu negócio sem compromisso.