8 estratégias offline de marketing que ainda funcionam

Dicas

|

27 de março de 2021

|

4 minutos de leitura

O Marketing tem sido alvo de uma mudança de paradigma com o crescimento dos ambientes online e mobile. Apesar de todos os canais que utilizas para comunicar com as tuas leads e clientes estarem a evoluir todos os dias e serem eficazes, as empresas de maior sucesso praticam uma combinação de estratégias de marketing online e offline para gerar leadse aumentar as vendas.
 
Estas ações simples são maneiras fáceis de disseminar o nome da tua empresa de uma forma subtil mas eficaz. Assim, queremos-te apresentar estas ações que ainda promovem a tua marca sem ser online:
 
  1. Distribui cartões de negócio (sempre que possível)
 
Esta é talvez a opção mais fácil e menos dispendiosa. Podes passar cartões de negócio para vizinhos ou outros negócios. O objetivo é puderes promover a tua marca em diversos locais, onde podes passar durante o dia. Assim, as pessoas que se cruzam com os teus cartões podem conhecer a tua marca, muitas delas pela primeira vez.
 
  1. Realiza doações de cartões-presente ou produtos como prémios de concurso
 
Realizar um donativo é uma forma simples de estabelecer uma conexão com o teu público enquanto participas numa causa humanitária. Pode também servir para que os vencedores desse concurso experienciem os teus produtos, os promovam e por consequência ganhes visibilidade e referências por parte dos mesmos.
 
  1. Está presente em eventos
 
Encontra um evento relacionado com a tua indústria e prepara um discurso educacional e de significado. Este deixa uma impressão duradoura com aqueles que partilham da tua posição na indústria e cria uma representação visual do teu negócio. Se não te sentires á vontade para falar em público, apenas estares presente nestes eventos ajuda te a realizar network e a construir relações que se podem traduzir em parcerias.
 
  1. Comunica com jornais
 
Apesar do crescimento do jornalismo online, as publicações impressas ainda são eficazes. Realiza um pitch para press release para uma revista ou jornal que tem o mesmo publico-alvo que o teu. Press releases são maneiras simples de promoveres um evento importante ou uma conquista relevante para o teu negócio, e a publicação certa pode dar-te atenção valiosa.
 
  1. Fazer cold calls
 
Constrói uma lista de potenciais clientes e telefona. Deves ter uma estratégia previamente estabelecida. Deves personalizar a conversação para cada consumidor e ser consciente do seu tempo e necessidades. Apesar de tipicamente ser uma posição de vendas, esta ação pode ajudar a ganhar novos clientes.
 
  1. Participar em feiras profissionais
 
Feiras profissionais permitem que estejas "sob o mesmo teto" que os teus concorrentes. É a oportunidade perfeita para estudar os seus argumentos de venda, observar os seus materiais de marketing e ganhar um conhecimento geral da sua estratégia. Por outro lado, as feiras profissionais são essenciais para demonstrares os teus produtos e fomentares novas potenciais parcerias.
 
  1. Renova o teu packaging ou apresentação
 
Fortifica a tua marca ao reavaliar a sua apresentação. Como te comparas aos teus concorrentes? As aparências importam -  teu branding  e design de loja comunicam o teu negócio. Talvez seja a altura de atualizar a aparência dos produtos que possam não estar a enviar a mensagem certa para potenciais clientes. Tira tempo para rever e iterar; a mais pequena alteração pode fazer uma enorme diferença.
 
  1. Patrocina um evento comunitário
 
Se tiveres capacidade financeira para tal, esta estratégia é fenomenal para disseminar a tua marca em grande dimensão. Em vez de apenas estares presente num evento, toma a dianteira e sê patrocinador(a). Planeia um valor específico ou faz uma parceria com uma organização sem fundos lucrativos. Oferece produtos, cupões, panfletos ou cartões de desconto. Isto constrói uma imagem respeitável da tua marca que as pessoas respeitam.
 
Estas dicas variam muito no que toca a esforço e custo, mas podem impactar de uma forma significativamente posiutiva a tua empresa e diferenciar os teus esforços no que toca ás tuas campanhas de marketing. Por isso, não te deves esquecer das tuas origens offline!   A Closum é uma plataforma descomplicada para criares as tuas campanhas de marketing digital. Conhece as nossas vantagens aqui!

Quer saber como o Closum pode ajudar o seu negócio?

Assista a uma demonstração gratuita e saiba como o Closum pode ajudar o seu negócio sem compromisso.