6 formas de reduzir o Bounce Rate no Email Marketing

Dicas

|

6 de junho de 2023

|

6 minutos de leitura

Email Marketing pode ser um canal de comunicação bastante útil e lucrativo, desde que seja executado de forma adequada e seguindo as melhores práticas de marketing.

Infelizmente existem alguns fatores que podem piorar a performance das suas campanhas de email marketing e, hoje falaremos de um deles - O Bounce Rate


O que é o Bounce Rate?

Bounce Rate é a percentagem de emails que voltaram ao remetente/ não foram entregues ao destinatário. 

Este é um fenómeno normal de Email Marketing, que deve ser controlado, mantendo-se constantemente ao nível mais baixo possível, porque assim sendo, significa que todos os emails estão a ser entregues consoante o esperado.

Existem dois tipo de “
Bounce” que podemos observar em Email Marketing:

Soft Email Bounce
:

Soft Email Bounce refere-se a uma impossibilidade de entrega temporária, geralmente devido a erros técnicos ou por causa da caixa de entrega do destinatário se encontrar cheia.


Hard Email Bounce:

Hard Email Bounce, por outro lado, refere-se à impossibilidade de entrega de uma forma permanente. Pode ter diversas origens, nomeadamente a inativação do endereço de email em questão, o domínio estar desatualizado ou o endereço de email ser inválido. Nesta situação o email nunca chegará ao destinatário.


Qual é a Importância do Bounce Rate?

Bounce Rate é de extrema importância para a saúde de uma estratégia de Email Marketing porque, para além de ter menos destinatários a receber o seu conteúdo quando o mesmo é alto, a sua reputação enquanto remetente pode ser manchada.

Uma reputação manchada pode levar as plataformas como o Gmail ou o Outlook, a classificarem os seus emails como spam de forma imediata.

Claramente, este infortúnio resultaria numa descida de interação por parte dos clientes, que levaria a um decréscimo em, principalmente:

  • Taxas de abertura;
  • CTR;
  • Taxas de conversão;


Posto isto, frisamos que manter a sua lista de contactos limpa, ou seja, sem emails que possibilitem “Bounce” é extremamente relevante.


Bounce Rate… Mas como?

Existem várias razões para o “Bounce” nos emails de uma campanha, tornando a descoberta da explicação real em cada caso difícil.

Algumas razões podem ser:

  • O destinatário já não tem acesso ao email;
  • A conta está inativa há muito tempo;
  • A caixa de correio do destinatário está cheia;
  • O destinatário bloqueia o remetente;

Como foi referido anteriormente, descobrir a razão exata em cada caso para este acontecimento é quase impossível, por isso deve-se olhar para a métrica como um todo.


Como reduzir o Bounce Rate?

Já foi explicado o que é o Bounce Rate, e o porquê de ele acontecer. Mas como o podemos reduzir de forma eficaz?


1. Autenticar o Domínio

Os três protocolos para a autenticação de domínios mais populares são SPF, DMARC e DKIM, no entanto estudos recentes mostram que cerca de 80% dos usuários ainda usam domínios sem esses métodos.

A autenticação de domínio previne consequências negativas como, por exemplo, alertas de segurança no email do destinatário.

Por consequência, a autenticação do mesmo tem repercussões positivas na taxa de entrega e na reputação do remetente, que inevitavelmente reduzem o Bounce Rate.


2. Não utilizar domínios gratuitos

Ter um domínio próprio é algo de extrema importância quando se trata de Email Marketing. 

Utilizar domínios gratuitos como, por exemplo, “Gmail” ou “Yahoo” aumentam significativamente as chances do seu email ser marcado como spam, o que prejudica a sua reputação de remetente levando, inevitavelmente, à subida do Bounce Rate.


3. Limpar a lista de emails regularmente

Com o passar do tempo, a sua lista de contactos vai ganhar endereços inativos, o que pode causar problemas se não for resolvido. Uma limpeza regular mantém a sua lista saudável, com um Bounce Rate reduzido.

Mesmo os emails que voltarem, nesse caso, serão em princípio apenas 
Soft Bounces, ou seja, temporários.

Aconselhamo-lo a começar pelas contas que não interagem de forma alguma há algum tempo.

É, também, uma opção viável conduzir uma campanha para “limpar” a sua lista de contactos, enviando um email aos clientes questionando se ainda estão interessados em receber comunicação por parte da empresa.


4. Criar conteúdo relevante nos emails

O conteúdo é a alma do Email Marketing. É o porquê de as pessoas voltarem (ou não)!

Você abre emails com uma linha de assunto aborrecida? Quanto tempo demora a fechar um email se a imagem lá presente não estiver nítida? E se o design for aborrecido?

Resumidamente, foque-se na produção de bom conteúdo.

Crie um texto curto e apelativo, uma linha de assunto cativante, utilize imagens nítidas e um design responsivo. Caso contrário os clientes podem começar a apagar os seus emails, por vezes até sem os abrir, o que pode levar a consequências como ser classificado como spam ou, em casos extremos, ser bloqueado permanentemente.


5. Segmentar a lista de contactos

A segmentação da lista de contactos garante que cada cliente só recebe a informação que realmente lhe é relevante, reduzindo bastante as suas possibilidades de entrar para a “lista negra” ou de ser marcado como spam

Um dos critérios mais populares de segmentação é a atividade do usuário, ou seja, segregar a lista de contactos com base na sua atividade e interação com os emails enviados, podendo especificar campanhas de recaptura para os menos ativos e, enviando mais emails aqueles que são muito ativos.


6. Evitar palavras-gatilho de spam

Segundo a Statista, em 2022 quase 49% dos emails enviados no mundo foram spam, o que significa que as provedoras de serviços de email estão mais atentas do que nunca a este tipo de comunicação.

Existem alguns parâmetros que as mesmas seguem para identificar automaticamente este tipo de emails e, você pode estar a cometer alguns erros subconscientemente.

Para evitar os filtros de spam não use imagens demasiado grandes ou demasiado pequenas e, principalmente, tenha muito cuidado com os termos que escreve!

Alguns termos a evitar são:

  • Símbolos como - €;$;@;
  • Dinheiro grátis;
  • Ganhe €;
  • x% de desconto;

Se quiser conferir uma lista mais completa de termos, visite este artigo na nossa biblioteca com mais de 250 palavras de spam.

Quer saber como o Closum pode ajudar o seu negócio?

Assista a uma demonstração gratuita e saiba como o Closum pode ajudar o seu negócio sem compromisso.