Como melhorar a reputação do domínio de Email

Dicas

|

7 de abril de 2022

|

6 minutos de leitura

A reputação pode ajudar ou destruir o seu negócio. Uma boa reputação ajuda a conquistar novos clientes, construir a confiança dos clientes existentes e obter uma vantagem competitiva.

Por outro lado uma má reputação vai afastar os clientes e arrasar as vendas do seu negócio.
 
No Email Marketing funciona exatamente da mesma forma, uma má reputação do domínio de Email vai afetar a capacidade de entrega dos Emails, que irá determinar se estes vão para a caixa de entrada ou para a SPAM. 

Apenas 85% dos emails chegam à caixa de entrada do destinatário, e de que adianta se ninguém receber os seus Emails para clicar neles?

Daí a importância de melhorar a reputação do domínio, sendo que deve ser uma das suas prioridades!

O que é a reputação do domínio de Email?
A reputação do domínio de email é uma pontuação que os Fornecedores de Serviços Internet atribuem com base em vários fatores, que incluem:
  • Número de envios
  • Frequência de envios
  • Número de reports de spam
  • Bounces
  • Interações (aberturas, respostas, encaminhamentos e cliques)
  • Unsubscribes
A reputação está vinculada ao domínio que utiliza nos envios de Emails, assim sendo, sempre que um Email é enviado com esse domínio uma reputação é construida, seja boa ou má.

Ao aplicar más práticas como enviar Emails para contactos sem consentimento ou que não têm interesse no conteúdo pode manchar a reputação do seu domínio, tornando-se cada vez mais difícil obter bons resultados.
 

Como verificar a reputação do domínio do Email?

Provavelmente está curioso para saber qual é a reputação do seu domínio.

Existem várias formas de perceber qual é a qualidade do domínio.


Níveis aceitáveis

Uma forma de perceber se o seu domínio tem uma boa reputação é analisando a performance das suas campanhas, para isso é importante verificar que estas se encontram dentro dos níveis aceitáveis.

E quais são as métricas que deve analisar e os respetivos níveis aceitáveis?

1. Bounces - < 5%
2. Unsubscribes - ≤ 1.4%
3. Marcados como SPAM - ≤ 0.08%
 

Como saber se está numa lista Negra de Email?

Caso estas taxas não estejam dentro dos níveis aceitáveis ou se quiser fazer uma análise mais profunda deve utilizar uma ferramenta que permita avaliar a reputação do domínio e inclusive saber se foi marcado numa lista negra de Email.

Para saber se está numa lista Negra de Email pode utilizar as 3 ferramentas seguintes:

Sender Scorehttps://senderscore.org/
 
O Sender Score permite-lhe ainda avaliar a reputação numa pontuação de 0 a 100. 

Tem a sua reputação de domínio de Email negativa ou pretende melhorar ainda mais os seus resultados? Eis algumas dicas que o vão ajudar.


Como melhorar a reputação do domínio de email

Listas de email de qualidade

Quando falamos em lista de email, é sempre melhor contruir a lista do zero.

Ao comprar listas de Emails estará a desrespeitar as leis de proteção de dados dos utilizadores.

Para além disso pode cair numa armadilha de Spam. Certos Emails são adicionados a listas de emails de forma a que quando envie os Emails para esse endereço sejam acionados filtros de Spam. Como resultado coloca a sua reputação de domínio em risco de ser incluída numa lista negra.

E se pensar bem no assunto, de que adianta comunicar com um público que não se interessa pelo seu produto ou serviço? Nada certo? Estará a ter esforços que não irão trazer resultados para o seu negócio.

Validação do Domínio

Este deve ser o primeiro passo para garantir os melhores resultados possíveis, validar o domínio.

Como resultado, será muito mais difícil falsificar os endereços de email e isso irá melhorar consideravelmente a sua reputação.
 

Conteúdo direcionado e relevante

Quando enviamos um email, temos de nos lembrar que ao pedir às pessoas para aceitarem o nosso conteúdo, é importante enviar-lhes conteúdos relevantes e uteis para os subscritores.
 
Caso contrário vai acabar por se tornar Spam. O facto de as pessoas fornecerem os seus endereços de email voluntariamente não significa que possa enviar qualquer conteúdo. Eles podem reclamar do seu email se ele for irrelevante e pode ser colocado na lista negra.
 
A segmentação dependerá da quantidade de informações que possui e dos seus objetivos de marketing específicos. Pode falar sobre necessidades e interesses específicos para cada lista de contactos.
 

Horário

O tempo é crucial no Email Marketing. 

Milhões de emails são enviados diariamente. Se não quer que o seu conteúdo se perca na confusão, deve enviar a sua mensagem no momento em que seu público provavelmente a vai ler.
 
Então teste diversos horários para garantir que envia os seus Emails no melhor dia e hora de modo a aumentar a interação com os seus Emails e consequentemente a reputação!

Por outro lado, enviar Emails em horários de baixa interação terá exatamente o efeito contrário, por isso tenha isso em atenção, especialmente se enviar para países com fusos horários diferentes.
 

Interação

Uma reputação do domínio de email negativo às vezes é resultado da falta de interação.

Uma das formas de perceber que os seus emails têm falta de interação é quando a taxa de abertura começa a diminuir.
 
Nesse caso é importante repensar a sua estratégia de Email Marketing de modo a aumentar as interações, uma opção será criar uma campanha de remarketing para aqueles que não interagem e posteriormente limpar os contactos que não voltaram a interagir.

Outra forma de aumentar a interação é utilizar conteúdos direcionados e de alto valor para os seus contactos.
 

Resumindo

O objetivo de melhorar a reputação é para que a capacidade de entrega do seu email também possa ser melhorada e consequentemente todos os resultados das suas campanhas sejam afetados positivamente de modo a refletir-se em mais leads ou clientes.

A capacidade de entrega do email é um dos fatores importante para uma campanha de Email Marketing por isso tenha sempre esse fator em consideração no momento de criar as suas campanhas.

 
Com o Closum, pode criar campanhas de Email Marketing em minutos e enviar em grande escala sem comprometer os seus resultados através de comunicações segmentadas e personalizadas. 
 

Quer saber como o Closum pode ajudar o seu negócio?

Assista a uma demonstração gratuita e saiba como o Closum pode ajudar o seu negócio sem compromisso.