Opt-In e Opt-Out: Tudo o que Precisa de Saber

Novidades

|

28 de fevereiro de 2024

|

7 minutos de leitura

A interação constante com o público-alvo é essencial para os negócios, e o marketing digital oferece diversas ferramentas para facilitar essa comunicação.

No entanto, à medida que aproveitamos esses recursos, a proteção da privacidade de dados dos consumidores torna-se uma preocupação que precisa de uma abordagem cuidadosa.

É nesse cenário que ganham destaque os conceitos de opt-in e opt-out, para haver uma comunicação direcionada, eficaz e ética, através do email e do sms.

O que é o Opt-In?
O opt-in é uma prática de marketing, na qual os utilizadores dão os seus dados com consentimento para receber mensagens de uma empresa.

Ou seja, é uma permissão dada pelo utilizador para que a empresa envie sms, emails promocionais, newsletters ou qualquer outra forma de comunicação digital.
 
O opt-in é importante porque ajuda a garantir que as empresas cumpram as regulamentações de privacidade e proteção de dados, como a GDPR (Regulamentação Geral sobre a Proteção de Dados).

Além disso, o opt-in também ajuda a construir uma lista de contactos atualizada com os dados de pessoas interessadas em receber comunicações de uma empresa , o que pode aumentar as taxas de conversão e melhorar a reputação da marca.
 
Desta forma, podemos dizer que o opt-in é a maneira mais comum de uma pessoa entrar na lista de contactos de uma empresa.

Sendo assim, os utilizadores que não concordarem em fazer o opt-in, não estarão aptos para aceder os aos seus conteúdos de email ou sms.

Quais são os Diferentes Tipos de Opt-In?
Existem vários tipos de opt-in: double opt-in, single opt-in, soft opt-in. Entenda como funcionam cada um deles e determine qual se enquadra melhor com a estratégia da sua empresa:

Double Opt-In
O double opt-in , é uma dupla confirmação, ou seja é uma etapa adicional ao processo de inscrição que, após o leitor fazer o registo através do formulário, nesse momento ele recebe uma nova mensagem para confirmar a sua subscrição.
 
Uma forma simples de fazer o double opt-in, é através de um link em que o utilizador é direcionado para uma outra página. Assim, ele confirma que aceitou inscrever-se para receber sms ou emails de uma determinada empresa.

Single Opt-In
O método de single opt-in é o mais simples, ou seja, não é necessário a confirmação do cliente, para enviar sms e emails. Porém, essa não é uma das melhores escolhas, pois a lista de contactos não será de qualidade.
 
É uma maneira rápida para as empresas que querem aumentar a sua lista de contactos rapidamente. Um contato preenche o formulário de inscrição, clica em enviar e as informações são salvas na sua base de dados.
 
Tenha cuidado para não utilizar o single opt-in apenas para oferecer promoções e soluções aos clientes. Preocupe-se em apresentar um conteúdo relevante, como dicas sobre o setor que atua, além de aproveitar a oportunidade para recolher feedback.

Soft Opt-In
O soft opt-in é uma forma de permissão temporária para enviar campanhas de marketing, sejam elas por sms ou email para clientes que já tiveram algum contacto com a sua empresa e interessaram-se por algum produto ou serviço.
 
A lista de contactos de soft opt-in é feita, geralmente, por meio de contactos profissionais, conseguidos em feiras de negócios e em eventos. Nesses locais, algum gestor ou colaborador da empresa entra em contato com outras pessoas para trocar informações e ideias. 
 
No entanto, é preciso ter cuidado ao implementar o soft opt-in, se o representante de uma organização for recolher números de telemóvel ou emails para aumentar a base de dados, é preciso explicar que o contacto ou o email vão ficar associados à base de dados da empresa e deve informar ao cliente que pode parar de receber comunicações da empresa a qualquer momento.

O que é o Opt-Out?
O opt-out consiste no cancelamento de inscrição em listas de email e sms, permite que os utilizadores sejam removidos da lista de contactos com apenas um clique.

Aliás, essa técnica é geralmente utilizada em conjunto com o opt-in, para dar ao utilizador a opção de cancelar a inscrição a qualquer momento, caso não esteja mais interessado no conteúdo enviado pela empresa.
 
Para implementar o opt-out, as empresas costumam incluir um link de cancelamento de inscrição em todas as comunicações enviadas.

Ao clicar nesse link, o utilizador é direcionado para uma página de confirmação de cancelamento de inscrição, onde é informado que não receberá mais conteúdo de email ou sms de uma determinada empresa.

É importante que as empresas respeitem a decisão do utilizador e removam o endereço de email ou o número de telemóvel da lista de contactos , logo após o cancelamento da inscrição.

Boas Práticas para o uso de Opt-In e Opt-Out
O uso de opt-in e opt-out é uma estratégia importante no email e sms marketing para garantir que os utilizadores recebam apenas os conteúdos pelos quais têm interesse e estejam dispostos a receber.

No entanto, para que estas estratégias sejam eficazes, é importante seguir algumas boas práticas:

Ofereça Opções Claras
É importante que as opções de opt-in e opt-out sejam claras e fáceis de encontrar para o utilizador, evitando que o mesmo se sinta enganado ou confuso em relação ao que se está a inscrever ou cancelar.
 
Respeite as Escolhas do Utilizador
Se o utilizador optou por não receber mais comunicações da empresa, é fundamental que a empresa remova o endereço de email  ou o número de telemóvel da lista de contactos , o quanto antes.

Inclua os campos “Número de Telemóvel” e “Email” no seu Formulário de Registo
Não torne nenhum campo obrigatório, pois pode correr o risco do utilizador não se inscrever. Deixe a informação aos subscritores que depois de se inscreverem ,vão receber um email de confirmação de registo.

Mantenha a Lista de Contactos Atualizada
É importante manter a lista de contactos atualizada, removendo endereços de email e números de telemóvel inválidos ou desatualizados.

Exemplos de Unsubscribe
O Closum dispõe de opções tanto em email como sms de unsubscribe ou opt-out, confira alguns exemplos:

Email de Opt-Out
O Closum, dá a opção de "unsubscribe", nos seus emails, onde os subscritores podem clicar e ser redirecionados para uma página, onde vão receber um aviso de que a subscrição ficou anulada, pode encontrar a opção de "unsubscribe" na parte inferior dos emails.

email com opção de unsubscribe
Além disso, ainda dá a opção de anular a subscrição, na parte superior do email e além destas funcionalidades básicas de opt-out o Closum dá ainda a opção de cancelar a subscrição quando clica na seta ao lado de "para mim".

email com opção de unsubscribe

SMS de Opt-Out
O sms de opt-out serve para dar a possibilidade de não receber mais  mensagens sms de uma determinada marca. O Closum dá a opção aos seus clientes de pararem de receber sms, clicando no link de "STOPSMS".

sms com opção de unsubscribe

Conclusão
Ao implementar estratégias de opt-in, as empresas podem criar conexões mais autênticas, oferecendo aos utilizadores a oportunidade de participar ativamente e personalizar as suas interações.

Por outro lado, o Opt-Out não apenas respeita a autonomia do utilizador, mas também contribuí para construir relacionamentos duradouros baseados na transparência e confiança.
 
No Closum pode aplicar campanhas de Email e SMS Marketing com eficácia e construir relacionamentos de longa duração com os seus clientes.
 

Quer saber como o Closum pode ajudar o seu negócio?

Assista a uma demonstração gratuita e saiba como o Closum pode ajudar o seu negócio sem compromisso.