SEO para Landing Pages: Conheça 6 Dicas para Colocar em Prática

Dicas

|

22 de janeiro de 2024

|

10 minutos de leitura

As landing pages surgem como peças fundamentais na estratégia de qualquer negócio. Contudo, criar uma página de destino envolvente e persuasiva é apenas o primeiro passo. A real transformação ocorre quando a sua landing page é ajustada para se destacar nos motores de pesquisa, elevando a sua visibilidade e atraindo a atenção dos visitantes.

Neste artigo, vamos abordar o SEO (Search Engine Optimization) aplicado especificamente às landing pages, fique a conhecer 6 dicas que pode pôr em prática.

O que é uma Landing Page?
Uma landing page é uma página estruturada e configurada para converter tráfego em potenciais leads para um negócio,  as landing pages têm difer­entes aspetos visuais mas o propósi­to é sem­pre o mes­mo: cap­tar leads.

Através de uma landing page, é possível fazer com que o visitante saiba mais a respeito de um produto ou serviço específico. Assim, esse visitante, que antes era um desconhecido para uma empresa, torna-se num potencial lead, onde é possível criar um fluxo de nutrição.

Existem quatro características em comum numa landing page, que são, nomeadamente:

Design 
Cada design de uma land­ing page leva o uti­lizador numa jor­na­da até à dese­ja­da chama­da para a ação (CTA).

Tex­to
O tex­to numa land­ing page deve edu­car o utilizador para um prob­le­ma, conduzindo‑o para a pos­sív­el solução e para o porquê da sua empresa estar prepara­da para resolver o que ele procu­ra. Sendo assim, o texto tem de guiar o uti­lizador para realizar uma ação naque­le momento.

Chama­da para a ação (CTA)
Uma chamada para a ação (CTA) indi­ca ao vis­i­tante o que faz­er após ler a infor­mação que con­s­ta na land­ing page, definin­do um pas­so claro que vai tomar uma ação caso clique no botão CTA.

For­mulário
O for­mulário é uma opor­tu­nidade para a sub­scrição, down­load ou para agen­dar uma reunião de esclarec­i­men­to. O preenchi­men­to do for­mulário tor­na um mero vis­i­tante num lead para o seu negó­cio.

Benefícios de uma Landing Page
Uma landing page desempenha um papel crucial nas estratégias de marketing digital, oferecendo uma série de benefícios para as empresas que as utilizam nas suas estratégias de marketing.

Estas páginas de destino são projetadas especificamente para converter visitantes em leads, e os seus benefícios são vastos.

Uma landing page tem benefícios, como:

Atrair um público mais qualificado
A landing page oferece a oportunidade de afunilar o público-alvo e trazer apenas quem realmente tem interesse em obter um produto específico.

Assim, a sua empresa pode criar uma landing page a pensar num produto ou serviço de maior destaque e gerar leads que desejam obter informações sobre esse mesmo produto ou serviço.

Gerar e criar valor para os visitantes
Criar uma landing page que chame a atenção de um visitante é um grande desafio, porque as informações contidas devem ser distribuídas de maneira estratégica, pensando nos benefícios que os seus produtos ou serviços possuem e como o visitante vai ficar atraído dentro da landing page.

Adaptável
Outro grande benefício de uma landing page é que a mesma permite, a medição de resultados, fazendo com que possa observar, em tempo real, o desempenho das conversões obtidas.

Assim sendo, é possível por em prática estratégias que vão de encontro com os objetivos do negócio, criando testes A\B, por exemplo, onde poderá criar uma outra versão da landing page principal, mudando detalhes estéticos e textuais, para observar qual das versões é mais aceite pelos visitantes.

O que é uma Landing Page Otimizada para SEO?
Uma landing page otimizada para SEO, é uma página estrategicamente criada para conseguir uma boa classificação nos resultados de pesquisa e gerar conversões ou leads.

Para isso, essas páginas  concentram-se em palavras-chave específicas e na intenção de pesquisa do utilizador. Além disso, estas páginas de destino incluem sempre uma chamada para ação (CTA), podendo ser um formulário para leads, inscrições ou um botão para conversões.

Se as empresas quiserem ter um bom desempenho nas páginas de resultados de pesquisas, devem otimizar o conteúdo da landing page , para conseguirem maiores taxas de conversão e maiores taxas de cliques.

6 Dicas para Colocar em Prática de SEO para Landing Pages

1. Escolha Palavras-Chave Relevantes
Nem todas as palavras-chaves são exce­lentes para aplicar numa land­ing page, nor­mal­mente, uma palavra-chave pre­cisa de algu­ma relevância para os motores de pesquisa mostrarem a land­ing page na SERP.

Tudo começa pela escolha de uma palavra-chave principal, relacionada à sua landing page, e isso depende da etapa da jornada de compra que o visitante se insere, quando encontra a landing page.

Para atrair visitantes na fase da descoberta e reconhecimento do problema, pode acrescentar à sua palavra-chave termos como:
  • Dicas
  • Guia
  • Aprender
  • Como/Como fazer
Caso o objetivo seja atrair visitantes que estejam a considerar uma solução e prestes a decidir, deve incluir na palavra-chave termos como:
  • Comprar
  • Preço
  • Desconto
  • Melhor Opção 
O ideal é não utilizar palavras-chave muito genéricas (short tail) porque a concorrência é mais alta para atingir os primeiros lugares nos motores de pesquisa. 
Alguns websites onde pode fazer pesquisa de palavras-chave são, o Keyword Tool, AnswerThePublic, Semrush, entre outros.

2. Crie um Snippet Cativante
A ideia do snippet é apresentar na página de resultados de pesquisa (SERP) uma pequena descrição do que aparece abaixo do título de uma página nos resultados de pesquisa.

Essa descrição é projetada para dar aos utilizadores uma ideia rápida do conteúdo da página e ajudá-los a decidir se clicam no link. Um bom snippet deve ser convidativo e objetivo a respeito do conteúdo que o visitante vai encontrar na página.

Os três elementos principais de um snippet são:

Título (Title Tag)

Deve-se utilizar a palavra-chave no título, de preferência no início. Além de ajudar a sua página a ganhar relevância em relação à pesquisa, também é uma forma de ser explícito a respeito do conteúdo da sua landing page.
 
Outro aspeto importante, é que não deve ter mais de 70 caracteres (o ideal é até 50 caracteres), se não os  títulos são cortados e ficam com  reticências no snippet, mantê-lo abaixo desse limite garante que o público vai vê-lo por inteiro, o que pode aumentar sua taxa de cliques na SERP.
 
Meta Description
A meta description, não tem um fator de ranking, usar a palavra-chave, não ajuda os motores de pesquisa a priorizar a sua página.Por outro lado, continua a ser importante o uso da palavra-chave, principalmente porque os motores de pesquisa dão destaque à mesma, em negrito. 

Isso estimula o clique dos utilizadores, além de lhes garantir que a página possuí o conteúdo pelo qual eles estão à procura.
A meta description, deve ficar abaixo dos 156 caracteres.

URL
Usar a palavra-chave no URL também é um fator importante para o ranking, à semelhança do título, o URL também tem um limite de tamanho, ficar abaixo dos 76 caracteres evita as reticências e pode impactar a taxa de cliques.

3. Desenvolva Conteúdo para a Landing Page
No conteúdo da sua landing page, é importante utilizar a palavra-chave, principalmente no título e no conteúdo, a frequência recomendada é  utilizar a palavra-chave de 1 a 3 vezes, ou uma variação dela a cada 100 palavras de conteúdo.
Contudo, foque-se na conversão, é importante que o conteúdo responda à pesquisa realizada pelo utilizador. Por último, para landing pages, não é recomendado ter um conteúdo longo, pois pode prejudicar a sua taxa de conversão.

4. As Imagens também precisam de ser Otimizadas
É essencial usar na sua landing page uma imagem principal que tenha um grande apelo à conversão, se possível o foco deve ser no benefício que a oferta vai trazer ao visitante.

Nas suas imagens, não podem faltar os textos alternativos (Alt Text). Na imagem principal, é recomendado usar a palavra-chave no texto alternativo, e nas outras imagens é recomendado que o alt text represente a imagem.

Por último, é importante ressaltar que o tempo de carregamento da imagem, quanto mais rápido for melhor, páginas que demoram muito tempo a  para carregar costumam ser penalizadas pelos motores de busca, e imagens muito pesadas são um fator negativo para o tempo de carregamento de uma página.
As imagens devem estar em formato webp, pois possibilita que as imagens tenham uma maior compressão, enquanto que não perdem a sua qualidade.

5. Use Templates Mobile Friendly
É importante usar templates mobile friendly (adaptados para dispositivos móveis) para as landing pages, pois os motores de pesquisa têm como premissa dar uma experiência positiva aos utilizadores, através de páginas responsivas para dispositivos móveis, caso contrário pode ser penalizado no ranking.

6. Utilize Backlinks
O uso de backlinks em landing pages é uma prática importante para otimizar as mesmas e aumentar a visibilidade online. Backlinks, ou links de entrada, são links de outros sites que apontam para a a sua landing page.

Conclusão
Dominar as práticas de SEO para landing pages é essencial para impulsionar o sucesso das suas campanhas de marketing digital.

Ao implementar as seis dicas apresentadas neste artigo, estará preparado para criar landing pages otimizadas que não apenas vão chamar a atenção dos motores de pesquisa, mas também a dos visitantes, transformando-os em leads e possíveis clientes.

Lembre-se da importância de títulos impactantes, conteúdo relevante, meta descriptions persuasivas e da estrutura adequada da página. Além disso, não subestime o poder dos backlinks, a relevância de uma experiência mobile friendly e a constante análise de métricas.

Com o Closum pode criar landing pages otimizadas, recorrendo às boas práticas de SEO. Saiba mais aqui!

Quer saber como o Closum pode ajudar o seu negócio?

Assista a uma demonstração gratuita e saiba como o Closum pode ajudar o seu negócio sem compromisso.