Os benefícios do Inbound Marketing para o seu negócio

Dicas

|

27 de agosto de 2021

|

3 minutos de leitura

 O Inbound Marketing tem se consolidado como uma estratégia efetiva em empresas dos mais diversos ramos e segmentos. 
 
Uma estratégia baseada na jornada de compra do cliente é um dos muitos benefícios do Inbound Marketing.
 
Com o Inbound Marketing o seu negócio acompanha cada passo do cliente dentro do funil de vendas, e permite que o contacto seja nutrido até que chegue ao fundo do funil, onde acontece a conversão.
 
Para saber em que fase do funil se encontra o contacto é preciso entender o comportamento de compra. 
 
Atualmente, cerca de 92% dos utilizadores de internet pesquisam sobre os produtos ou serviços antes de realizarem uma compra.
 
Ou seja, face a este cenário, os métodos de abordagem invasivos e frios estão se a tornar cada vez menos eficazes.
 
Desta forma o Inbound Marketing tem vindo a ganhar cada vez mais terreno, uma vez que as empresas estão a perceber que podem ter melhores resultados desta forma.
 
O Inbound Marketing consiste na produção de conteúdo relevante, entregando as informações certas no momento certo, para a pessoa certa, permitindo às empresas alcançar uma taxa de conversão mais alta.
 
Diferenças entre Inbound e Outbound:
Ambas podem ser estratégias benéficas para o seu negócio! No entanto o Inbound Marketing apresenta várias vantagens relativamente ao Outbound, nomeadamente no que diz respeito ao retorno sobre o investimento! 
 
Eis algumas diferenças entre Inbound e Outbound Marketing:
 
? O Inbound é focado em conteúdo
? O Outbound é focado em divulgação direta
 
? É mais permissivo
? É mais invasivo
 
? Cliente procura a empresa
? Empresa procura clientes
 
? Menor custo médio de aquisição de clientes
? Maior custo médio de aquisição de clientes
 
? Maior facilidade em medir o desempenho
? Maior dificuldade em medir o desempenho
 

5 benefícios do Inbound Marketing 

1 - Preparação dos potenciais clientes para o processo de vendas

Uma das grandes vantagens do inbound marketing preparar as leads para o processo de vendas através da nutrição, aquecendo a audiência e deixando-os prontos para que a equipa de vendas possa ter resultados otimizados
 

2 - Segmentação de público

O público segmentado é, também, um dos melhores benefícios do inbound marketing, a segmentação permite ter melhores taxas de conversão uma vez que permite entregar mais valor a cada segmento aumentando a probabilidade de venda.
 

3 - Redução de custos com vendas

Em vez de a empresa ser responsável por ir atrás dos clientes, descobrir quem são e convencê-los a adquirir o produto, que representa custos e esforços que nem sempre são eficazes, os contactos são filtrados e quando chegam à equipa de vendas já apresentam alta probabilidade de conversão.
 

4 - Tem um ROI mais alto 

Uma vez que precisa de investir menos para conquistar um cliente, e a capacidade de lidar com vários contactos ao mesmo tempo, permite aumentar o retorno sobre o investimento.


5 - Gera o sentimento de reciprocidade

Um dos gatilhos mentais mais poderosos é a reciprocidade.

Uma das principais estruturas do Inbound Marketing é oferecer conteúdo e informações relevantes sem pedir nada em troca. Isto gera no público um sentimento de "dívida" e uma aproximação com a marca que o ajudou quando precisava.
 
Para criar uma boa estratégia de Inbound Marketing é fundamental converter a audiência em Leads, de modo a criar uma lista de contactos com potenciais compradores, e fazê-los descer no funil até à fase de vendas!
 
No dia 31 de Agosto, o nosso CEO, Vitor Brandão, vai dar uma Masterclass Gratuita sobre Geração de Leads em escala para qualquer negócio.

É um ótima oportunidade de aprender com um profissional com mais de 1 MILHÃO de Leads geradas e criar uma estratégia de Inbound Marketing para o seu negócio.
 
Inscreva-se gratuitamente aqui!

Quer saber como o Closum pode ajudar o seu negócio?

Assista a uma demonstração gratuita e saiba como o Closum pode ajudar o seu negócio sem compromisso.