“The art of storytelling is a rising trend that engages users and keeps them coming back for more"
 
Se tem prestado atenção a tendências na área do marketing, já deve ter ouvido falar sobre storytelling. Uma boa história é criativa, humana e real. As pessoas conectam-se entre si: a neurociência defende até que os humanos tem tendência a aprender mais rapidamente através de alguém ou algo que lhes tenha significado.
 
Algumas dicas: mantenha a sua história curta e concisa, que comece com uma atração inicial - um "gancho". Dar uma vertente pessoal à sua mensagem essencial, mas essencialmente a base do seu storytelling deve ser uma ação com um herói - neste caso, o seu cliente - e um desafio que este tem de ultrapassar.
 
O posicionamento é fundamental. Deve posicionar-se como o guia. Guiar o seu herói até ao fim da história, ajudando-o a evitar a tragédia e a conquistar os pontos de dor intransponíveis, é uma forma extremamente eficaz de fornecer valor e construir confiança.
Existe uma regra de ouro: estruturar a narrativa de forma a que o seu cliente seja o centro da sua história e não o seu negócio. A ideia é envolver-se na sua ação, exatamente como se fosse um "livro"!
 
Se tem uma pequena empresa, saber contar a história do seu negócio tem de ser uma parte crucial das suas operações. Uma história de marca tem um objetivo estratégico com o objetivo de atrair mais leads, ao fazer com que o seu cliente seja o herói. Temos algumas dicas para tornar a sua história perfeita:

1. Defina os seus parâmetros

Uma história empresarial deve ser envolvente. Se não tiver um foco claro rapidamente perde a atenção dos seus consumidores. Deve estabelecer o contexto logo à partida.
 
Para começares, deves conseguir responder às seguintes perguntas:
 
  •     Quem está a contar a história?
  •     Porque é que a história está a ser contada?
  •     Quando e onde é que a história está a decorrer?
  •     Quem são as pessoas da história?
  •     O que é que as pessoas estão a tentar alcançar?
  •     Que desafios são enfrentados?
 
Os parâmetros vão ajudá-lo a desenvolver uma história mais envolvente e que faça sentido para o seu público. Defina o cenário para que os consumidores saibam exatamente do que está a falar. Mais importante ainda, esclareça porque está a contar esta história. Isto irá guiar o público através da sua narrativa e prendê-lo até ao fim.

2. Seja autêntico: just be yourself

Uma narrativa verdadeira é chave para ganhar a confiança dos seus clientes. Não tente enganar o seu público com uma história demasiado "florida". Os clientes sabem quando são manipulados, e não o apreciam. A transparência celebra a sua singularidade e reconhece o aspecto humano da sua marca. Reconheça que as coisas nem sempre são fáceis, mostrando os seus próprios desafios e fracassos. Isto cria uma ligação emocional, assim como revela características como inovação e resiliência.

3. Um bom resultado é inspirador

Uma grande história de negócios deixa algo no seu público. Que lição foi aprendida na história? O que devem os seus consumidores reter para o futuro?
 
Estas histórias devem ter um resultado claro. Fornecer uma mensagem de esperança, estimulante de pensamento, com pontos de ação. A história dá-nos uma ideia de quem somos e de onde vimos. O resultado suscita confiança nas suas ofertas e valores. Podes ainda utilizar resultados reais do seu negócio para transmitir uma mensagem aos seus clientes.
 
Mantenha a estrutura da história presente na sua mente com cada peça de conteúdo que comunica, e certifique-se de que está a construir uma narrativa que permite ao seu cliente sentir-se o herói.  


Closum é uma plataforma descomplicada para criar as suas campanhas de marketing digital. Conhece as nossas vantagens aqui! 
 

"O que é medido é gerido"

Peter Drucker, Consultor de Gestão, Autor, Professor