Novas regras de autenticação do Gmail e Yahoo para 2024

Dicas

|

9 de janeiro de 2024

|

6 minutos de leitura

O Google e a Yahoo anunciaram que em fevereiro de 2024 vão existir novas regras de autenticação para envio de emails em massa, com o objetivo de combater a elevada taxa de Spam e aumentar a segurança do email.

Esta atualização, não é apenas um pequeno ajuste, mas uma mudança substancial no cenário do email, tornando fulcral que os remetentes de email em massa, desde PMEs até grandes empresas, entendam e ajustem essas mudanças para evitar impactos negativos na capacidade de entrega e reputação do email.


Porque é que o Gmail e a Yahoo estão a adotar novas regras?
O email teve que se adaptar novamente devido à propagação de emails de  Spam e Phishing  em todo o mundo, só o Google relata bloquear quase 15 mil milhões de emails indesejados diariamente.

Enquanto as empresas focam-se em promover os seus produtos, inúmeros spammers prejudicam o ecossistema de email, isso traz obstáculos adicionais aos remetentes comuns, que precisam de  passar por etapas de validação. É preciso ter em atenção que muitos profissionais de marketing recorrem a práticas que se assemelham às dos spammers.

Embora as suas ações possam não parecer más ou spam para os mesmos, quando milhares ou milhões de empresas adotam as mesmas práticas com os mesmos destinatários, o problema começa a intensificar-se, por isso é um problema real que necessita de uma mudança.


Novas regras de autenticação de email
O Gmail e a Yahoo estabeleceram novas bases para um ambiente de email mais seguro, com a introdução de protocolos de autenticação mais rigorosos.

Esta mudança, é uma resposta direta às crescentes preocupações com a segurança do email, com o objetivo de garantir que apenas emails autenticados sejam entregues aos utilizadores. 

Em fevereiro de 2024, o Gmail e o Yahoo começam a exigir que os remetentes de email em massa:

  • Utilizem um domínio próprio necessária
O Google e a Yahoo vão exigir que envie emails com o seu próprio domínio. Se utiliza domínios grátis, como por exemplo, @gmail.com poderá começar a ver a entregabilidade dos seus emails reduzida. 

  • Validem o email com DKIM, SPF e DMARC 
É necessário que as empresas que enviam grandes quantidades de emails, autentiquem os seus envios de forma robusta, aderindo às práticas recomendadas já estabelecidas, como por exemplo, configurar o SPF, DKIM e o DMARC. 

Em última instância, esta medida visa preencher lacunas que poderiam ser exploradas por spammers, ameaçando a segurança de todos os utilizadores de email.

  • Mantenham os reports de Spam <0,3% 
É importante manter as caixas de entrada de email livres de mensagens indesejadas, por isso, vai ser implementado um limite de taxa de spam. Esta medida  visa proteger os destinatários  contra o excesso de mensagens de spam.

Esta mudança é importante e representa uma mudança significativa para uma comunicação por email mais segura, obrigando a manter a taxa de reports de spam <0,3%.

  • Facilitem o unsubscribe 
Outra mudança significativa é a inclusão obrigatória de links de unsubscribe de assinatura e opções de unsubscribe de assinatura com um clique nos emails. 

A Google e a Yahoo acreditam que os utlizadores não deviam receber mensagens indesejadas de um determinado remetente de email, por isso estão a exigir que os remetentes de email em massa possibilitem aos destinatários a opção de cancelar a assinatura de emails com um clique.

Este requisito permite que os destinatários optem facilmente por não receber emails que considerem desnecessários, melhorando a experiência do utilizador e ajudando os remetentes a manter listas de email com utilizadores que estejam realmente interessados em receber os emails.


Como se prepar para as novas regras
Para evitar impactos negativos na entrega de emails e na reputação do email, deve seguir as novas regras aplicadas pelo Gmail e a Yahoo.

Algumas medidas que deve implementar são:

  • Enviar emails com o seu próprio domínio e evite domínios grátis como @gmail.com. 
  • Validar o domínio de email configurando o SPF e DKIM e criando um registo DMARC. Configurar domínio.
  • Manter a lista limpa removendo contactos inválidos ou inativos de forma a manter reports de Spam <0,3%. O sistema do Closum suprime automaticamente os contactos com impacto negativo no seu domínio.
  • Torne o link de unsubscribe de fácil acesso e visível no conteúdo do email. O Closum coloca por defeito um link no footer, porém pode criar um link personalizado e colocar em qualquer parte do seu email.

O que acontece se não seguir estas novas regras?
O que se pode antecipar é que, a partir de fevereiro de 2024, as métricas de engagement vão começar a  diminuir, já que os emails enviados aos subscritores serão cada vez mais direcionados para a pasta de spam.

 
Dado que os sistemas de reputação do Gmail e da Yahoo para remetentes dependem do envolvimento dos subscritores, isso vai ter um efeito bola de neve, resultando em dificuldades  na entrega de emails.

A possibilidade dos seus emails chegarem à pasta de spam será elevada, e a entrada de emails na caixa de entrada vai  tornando-se ainda mais desafiadora. Similar às transformações anteriores no cenário de emails, é provável que esses requisitos sejam gradualmente adotados por outras empresas de email  em todo o mundo.

Portanto, remetentes que não seguirem estas novas regras vão  enfrentar dificuldades para entregar as suas mensagens aos subscritores.


Conclusão
As próximas mudanças nos requisitos de envio de email do Gmail e da Yahoo marcam uma mudança fundamental na "luta" contra o spam e a segurança do email. Ao adotar estas mudanças, as empresas podem garantir um melhor envolvimento com o seu público e manter uma forte reputação de remetente.


Quer garantir que seus emails chegam às caixas de entrada certas? 
Registe-se gratuitamente no Closum para ter acesso a uma ferramenta de Email Marketing que oferece todos os recursos que precisa para construir campanhas de Email com grande impacto.

Quer saber como o Closum pode ajudar o seu negócio?

Assista a uma demonstração gratuita e saiba como o Closum pode ajudar o seu negócio sem compromisso.