Newsletter: 6 Boas Práticas

Dicas

|

5 de março de 2024

|

4 minutos de leitura

A newsletter é uma das principais ferramentas do email marketing, e que gera bons resultados a um baixo custo, quando utilizada corretamente. No entanto, para alcançar o máximo impacto, é essencial adotar boas práticas que envolvam e informem os leitores.

Imagine uma forma de entrar em contacto com os seus leitores sem estar constantemente a aborrecê-los, com temas desinteressantes. O envio de newsletters, associado a uma estratégia de email marketing é isso mesmo.

O que é uma Newsletter?
Uma newsletter é composta por informações , destaques e  novidades relevantes. Neste sentido, é uma excelente forma de impulsionar os seus subscritores para outros canais digitais que pretende divulgar, como por exemplo, o website ou as redes sociais.
 
Este tipo de email costuma ser mais geral e tem uma frequência definida , quinzenal ou mensal, e por esse motivo costuma ser enviado para toda a base de dados da empresa. Isto acontece porque o conteúdo é compatível com todas as fases do funil de vendas e com diferentes momentos de compra.
 
6 Boas Práticas para Elaborar uma Newsletter
Existem algumas boas práticas para a elaboração de uma newsletter de sucesso, com as ações adequadas é possível nutrir a base de dados e converter os leads em clientes fidelizados.

1- Conteúdo Relevante e Valioso
Uma boa newsletter deve conter conteúdo que oferece um valor real aos leitores. Evite ser excessivamente promocional e concentre-se em fornecer informações úteis, dicas práticas ou novidades exclusivas.

Quando os subscritores percebem que a sua newsletter é uma fonte confiável de conhecimento valioso, eles são mais propensos a abrir, ler e compartilhar.

2- Segmentação de Temas
A segmentação de temas é uma estratégia fundamental para criar newsletters envolventes e direcionadas. Ao compreender os diferentes interesses dentro do público-alvo,  pode personalizar o conteúdo, tornando-o mais relevante para grupos específicos.

Quando se trata de um conteúdo mais extenso, deixe na newsletter apenas uma introdução do tema e direcione o conteúdo completo para o seu site, através de um botão com link. Esta é uma ótima forma de descobrir, posteriormente, que conteúdos têm maior interesse, pela taxa de cliques.

3- Design Atraente e Responsivo
O design de sua newsletter desempenha um papel crucial na primeira impressão dos leitores. Certifique-se que tem um layout atraente, fácil de ler e seja mobile friendly.

4- Call-to-Action (CTA) Eficaz
Incorpore "chamadas à ação" (CTA) claras e persuasivas nas suas newsletters. Seja direto sobre a ação desejada que os leitores realizam, seja visitar o seu site ou fazer download de um material exclusivo, CTA's bem implementados nas newsletters incentivam à interação dos leitores!

5- Frequência de Envio
Estabeleça uma frequência de envio consistente para manter uma presença regular na caixa de entrada de email dos subscritores. Seja claro na frequência dos envios das newsletters, seja semanal, quinzenal ou mensal. A consistência ajuda a construir expectativa, aumentando a probabilidade do leitores lerem as suas newsletters.

6- Assunto e Remetente
Um dos fatores que mais influencia a taxa de abertura das newsletters é o seu assunto. Deve ser sucinto, objetivo e relevante. É fundamental, também, que o remetente tenha o nome da empresa, de forma a transmitir mais credibilidade e proximidade com os leitores.

Exemplos de Newsletters 
As newsletters podem abranger uma variedade de temas e formatos, dependendo do público-alvo e do propósito da comunicação. Aqui estão alguns exemplos de newsletters que representam diferentes áreas e estilos.

#1 - Closum
O Closum aplica boas práticas nas suas newsletters, usando call-to-actions (CTA's) e um design interativo e claro, também adapta as suas newsletters para mobile. Nesta newsletter informa o seu público-alvo sobre as novidades implementadas mensalmente.

Newsletter Closum

#2 - Unilabs
Na sua newsletter usa as cores apelativas à marca, um design apelativo e call-to-actions (CTA's). Nesta newsletter informa sobre as várias áreas que atuam e em que unidades pode fazer marcações.

Newsletter Unilabs

#3 - Ekonomista
Na sua newsletter apresenta cores neutras, um design apelativo e promove muito os artigos para o seu blog. Nesta newsletter informa sobre variados temas de interesse geral.

Newsletter Ekonomista

#4 - Invoicexpress
Na sua newsletter apresenta cores claras, um design apelativo e call-to-action (CTA). Nesta newsletter informa sobre tema de empreendorismo.

Newsletter Invoicexpress

#5 - Roberto Cortez
Na sua newsletter apresenta cores claras e um design simples. Nesta newsletter informa o seu público-alvo sobre novidades semanais de marketing digital. 
Newsletter Roberto Cortez
Conclusão
O objetivo com uma Newsletter não deve ser vender, mas sim manter o público-alvo envolvido e interessado na sua marca. Só assim, conseguirá depois enviar uma campanha de email marketing , com o objetivo de venda ou divulgação de promoções.
 
Com o Closum, pode criar campanhas de email marketing em minutos e enviar em grande escala sem comprometer os seus resultados através de comunicações segmentadas e personalizadas. 
 

Quer saber como o Closum pode ajudar o seu negócio?

Assista a uma demonstração gratuita e saiba como o Closum pode ajudar o seu negócio sem compromisso.