Mobile Friendly: o que significa e as suas principais vantagens

Dicas

|

30 de outubro de 2020

|

3 minutos de leitura

Já ouviste falar no termo “mobile friendly”? É um dos fatores mais importantes que deves ter em consideração na construção do website do teu negócio. Descobre como podes tornar o teu website mobile friendly e melhorar a experiência dos teus clientes na sua utilização.

 

O que é mobile friendly?

A utilização de dispositivos, apps e software mobile tem vindo a crescer e é fundamental que o teu negócio acompanhe essa evolução. 

Para tal, deves ter um website mobile friendly, que se adapta aos dispositivos móveis e tem uma navegação simples e intuitiva. Dessa forma, garantes que o teu website está preparado para quando o público-alvo utiliza um dispositivo ou uma plataforma móvel, como um smartphone.

 

Como tornar o teu website mobile friendly? 

Há várias estratégias que deves implementar para otimizar ao máximo a experiência de quem visita o teu website:

  1. Estruturação e organização da informação: coloca-te na pele do teu público-alvo e define uma hierarquia de informação adequada às suas necessidades; 
  2. Navegação fácil: garante que os visitantes do teu website chegam aos conteúdos que procuram em poucos cliques. Deve ser também facilitado o acesso à homepage com a presença permanente do menu de navegação que permite o acesso às diversas páginas do teu website;
  3. Conteúdos simples e objetivos: apresenta conteúdos que conduzam naturalmente o teu público-alvo a conduzir as ações que contribuem para a nutrição de leads;
  4. Carregamento rápido: utiliza imagens e vídeos leves para que o teu website carregue em poucos segundos, evitando que os utilizadores desistam e visitem o website dos teus concorrentes.
  5. Ferramenta de pesquisa: acrescenta uma barra de pesquisa que permite que os  utilizadores procurem especificamente o que pretendem.
  6. CTAs concretos: cria pontos de conversão concretos ao longo do teu website com o tamanho e cores adequados à navegação em dispositivos móveis.


Quais são os benefícios de ter canais mobile friendly?

Graças ao seu crescimento, os dispositivos móveis possibilitam a geração de tráfego qualificado para o teu website. Estas são as principais razões que deves ter em consideração para que os teus canais de comunicação sejam mobile friendly:

  • Melhor posicionamento nos motores de busca: a Google valoriza os websites que são mobile friendly, pela sua capacidade de apresentar conteúdos relevantes e de qualidade aos utilizadores. Como tal, um site mobile friendly tem um impacto positivo para a tua marca porque aumenta a probabilidade de apareceres nos primeiros resultados de pesquisa;
  • Melhor experiência para o público-alvo: ter um website que se adequa a qualquer tipo de dispositivo - telemóvel, tablet e desktop - melhora a experiência dos seus visitantes. Aplica os tópicos apresentados anteriormente para que o teu público-alvo se sinta confortável no teu website, de forma a passar mais tempo nas tuas páginas e partilhá-lo com mais pessoas;
  • Aumento da taxa de conversão: como tens poucos segundos para captar a atenção da tua persona, ter um site mobile friendly significa estar um passo à frente da concorrência. Certifica-te de que os utilizadores têm uma primeira experiência de acordo com as suas expectativas, para que consigas gerar leads ao longo das fases do teu funil de vendas;
  • Maior credibilidade: ter um website adaptado para dispositivos móveis aumenta a visibilidade do teu negócio, porque relevas estar a par da evolução das necessidades dos utilizadores. Foca-te em criares um website diferenciador e moderno para que chegues ao maior número de pessoas possível.

 

Queres aprender mais estratégias para consolidar a tua presença no mundo digital? Subscreve a nossa newsletter e tem acesso a diversos conteúdos que te vão ajudar a implementar práticas adequadas aos objetivos do teu negócio.

 

 

Quer saber como o Closum pode ajudar o seu negócio?

Assista a uma demonstração gratuita e saiba como o Closum pode ajudar o seu negócio sem compromisso.