Guia completo para criar uma estratégia de Inbound Marketing

Dicas

|

10 de março de 2022

|

11 minutos de leitura

O que é Inbound Marketing?


Inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é um conjunto de estratégias que tem como base a produção e a partilha de conteúdo relevante e segmentado, que atenda às necessidades do público-alvo. O principal objetivo dessa técnica é criar uma relação com as leads, comunicar o potencial da marca e construir diferentes caminhos para conversão e vendas.
 
Nessa proposta, o consumidor procura a solução e chega até a empresa atraído pela sua comunicação, além de ter grandes possibilidades de se tornar um promotor da marca. O marketing de conteúdo é fundamental para a aplicação da estratégia de Inbound Marketing, pois é ele que irá criar a conexão entre consumidor e marca por meio de conteúdos que ilustram, informam e oferecem entretenimento ao consumidor.
 
A ideia por trás do Inbound Marketing é criar conteúdo e experiências que sejam interessantes e úteis para o público-alvo. Então, em vez de entrar em contato ativamente com eles, a estratégia é tornar-se presente na sua vida online, oferecendo ajuda sempre que eles precisarem mesmo que não queiram comprar algo agora.
 
Todas as empresas que entendem o valor dos relacionamentos e conexões emocionais com potenciais clientes usam o Inbound Marketing hoje em dia. Isso significa que as empresas estão a interagir com o público alvo em canais como as redes sociais e blogs e a fornecer informações relevantes sobre temas que podem interessar ao seu público alvo, o que também cria uma voz e um rosto para a marca.
 
Uma ótima estratégia de Inbound Marketing permite atingir os seguintes marcos:
  • A empresa melhora a geração de leads e a qualidade das leads;
  • O site da empresa aumenta o tráfego de fontes orgânicas;
  • Os conteúdos têm melhor classificação nos motores de busca (especialmente Google) e a marca é mais visível;
  • As taxas de conversão são aumentadas para que a empresa venda mais, gastando menos;
  • O ROI (Retorno sobre o investimento) de marketing melhora em geral.
Todos esses resultados positivos são alcançáveis por qualquer tipo ou tamanho de negócio, só precisa das ferramentas certas e do plano certo.
 
Quais são as diferenças entre Inbound e Outbound
 
Inbound Marketing
  • Comunicação indireta
  • Mais permissivo
  • Cliente procura a empresa
  • Menor custo médio de aquisição de clientes
  • Maior facilidade em medir o desempenho
 
Outbound Marketing
  • Comunicação direta
  • Mais invasivo
  • Empresa procura cliente
  • Maior custo médio de aquisição de clientes
  • Maior dificuldade em medir o desempenho
 
O Outbound Marketing ainda tem o seu lugar hoje, mas é cada vez mais inadequado.

A principal diferença é que uma estratégia Outbound é focada em atingir o público de forma direta. Um exemplo tradicional disso seria um vendedor de porta em porta ou publicidade televisiva. As marcas vão lá e pedem ao público o seu tempo, para interromper tudo e ouvir sobre um produto.
 
E isto funciona, mas o objetivo, neste caso, é vencer pelos números transmitindo ativamente uma mensagem para muitas pessoas e esperar que uma boa quantidade de espectadores convertam em clientes.

Leva tempo, exige esforço e custa muito dinheiro. É por isso que o Inbound Marketing se está a tornar a opção para quem deseja otimizar o seu trabalho e atrair novos clientes.
 
Se uma estratégia de Outbound força uma empresa a ir atrás de seu público, uma de Inbound define o campo para que encontrem a marca primeiro na hora de procurar um produto, um serviço ou uma solução.

Quando um negócio se torna referência no mercado, através de conteúdo relevante e uma relação próxima com o público-alvo, não precisa de ir atrás de clientes uma vez que os próprios clientes vão atrás da solução. 


Quais são os benefícios do Inbound Marketing?

 
O Inbound Marketing não é a estratégia mais cara ou exigente, é por isso que é tão popular. Mas pede compromisso e inteligência de negócios.

No entanto os benefícios provenientes de uma boa extratégia compensam o trabalho exigido.

Alguns dos benefícios são:

CAC inferior

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é um indicador-chave de desempenho muito importante, pois informa quanto a empresa está a gastar para atrair cada novo cliente.

Uma estratégia de Inbound Marketing bem-sucedida melhora os números em todas as suas etapas: atrair, converter, relacionar, vender, fidelizar. E faz isso sem um aumento proporcional no orçamento. Gasta a mesma quantia ou menos para ter melhores resultados uma vez que as práticas de Inbound costumam ser mais baratas e mais assertivas que o marketing tradicional.

Maior reconhecimento da marca

Na maioria das vezes, ser a primeira marca a surgir na mente de alguém é suficiente para vencer a competição. Mesmo quando ainda não estão prontos para se tornar um cliente, estar presente significa ser lembrado.
 
Mais fácil de acompanhar os resultados

Esta é uma grande vantagem do Inbound Marketing, o que está a fazer com que muitas empresas deixem a publicidade tradicional para trás. Os KPIs estão associados às interações com conteúdo e perfis sociais, o que permite ajustar as mensagens calculando o impacto exato no público.

Afinal, a “Era da Informação” beneficia quem sabe analisar números e agir rápido para ajustar estratégias e acompanhar tendências. A combinação de inteligência e empatia é fundamental para conectar e atrair as pessoas que se importam com o seu negócio.

Segmentação de público

O público segmentado é, também, um dos melhores benefícios do inbound marketing, a segmentação permite ter melhores taxas de conversão uma vez que permite entregar mais valor a cada segmento aumentando a probabilidade de venda.


Redução de custos com vendas

Em vez da empresa ser responsável por ir atrás dos clientes, descobrir quem são e convencê-los a adquirir o produto, que representa custos e esforços que nem sempre são eficazes, os contactos são filtrados e quando chegam à equipa de vendas já apresentam alta probabilidade de conversão.


Tem um ROI mais alto 

Uma vez que precisa de investir menos para conquistar um cliente, e a capacidade de lidar com vários contactos ao mesmo tempo, permite aumentar o retorno sobre o investimento.
 

Como utilizar Inbound Marketing para gerar tráfego e leads?
 
De uma forma rápida e simples, Inbound Marketing é um tipo de marketing, em que o objetivo é ser procurado pelos possíveis clientes e não ao contrário como em várias estratégias de marketing. É necessário fornecer conteúdos e envolver os possíveis clientes com a marca.
 
O objetivo do Inbound Marketing é estrategicamente criar conteúdos que atraiam estranhos e os convertam em visitantes, visitantes em leads, leads em clientes e por fim clientes fiéis da marca, de modo a referenciar-nos a terceiros.
 
Compreender de que forma os visitantes vêem o nosso produto, e como é que o vamos ajudar a atingir os seus objetivos, ou a satisfazer as suas necessidades.

Conseguida essa compreensão, desenvolvemos conteúdos que vão ao encontro dessas mesmas necessidades e que respondam a todas as dúvidas levantadas.
 
Para aprender tudo sobre como gerar Leads para o seu negócio, pode descarregar o nosso Ebook Gratuito:

Ebook como gerar leads

As etapas de Inbound Marketing

Atrair

No Inbound Marketing a equação é simples: um site sem visitas não gera Leads. Sem Leads não há vendas e, por consequência, perde-se toda a razão para se trabalhar com essa estratégia.

Por esse motivo, a primeira etapa do Inbound Marketing é “atrair” e, sem dúvidas, não poderia ser diferente.

A genialidade dessa etapa é simples: Ao invés de gastar energia em procurar pessoas que se poderiam interessar sobre seu negócio/mercado, gasta-se a energia na construção de algo digno de legítima atenção e assim atrai-se muitas pessoas que por espontânea vontade se interessaram no assunto.

O resultado disso é um público muito mais envolvido e disposto a consumir o produto.

Converter

A etapa de conversão complementa totalmente a anterior: O visitante precisa de ser convertido em Lead para avançar no processo de compra.

Nesse contexto, quando falamos de conversão, estamo-nos a referir à ação do utilizador de passar as suas informações em troca de uma recompensa ou benefício, como uma oferta de um material como um Ebook.

Nutrir

Como sabemos, nem todos as Leads estão no momento de realizar uma compra. Quando olhamos para a jornada de compra, vemos claramente que existem etapas bem definidas que devem ser respeitadas até ao ponto em que uma pessoa está “pronta” para receber uma abordagem.
 
A partir da produção de conteúdo focada em diversos problemas da audiência estamos a criar uma relação mais forte com as Leads deixando-as mais preparadas para o momento da venda.

Vender

Todo o trabalho de criação e nutrição de Leads fazem produzir perguntas e gerar oportunidades de negócio para a sua empresa.

Em alguns casos, o processo de vendas acontece dentro do próprio website, e em outros é necessário o contato entre um vendedor e o potencial cliente.

De maneira geral, quanto mais complexo o produto, maior o processo de vendas tem de ser algo consultivo, concluindo o papel da nutrição de Leads ao concretizar a venda.

Fidelizar

A última etapa é fidelizar os clientes. O objetivo é conseguir vender mais aos mesmos clientes, que vai aumentar o retorno sobre o investimento uma vez que fica mais barato vender a um atual cliente do que adquirir um novo, e tornar os mesmos em promotores da marca.

Isto pode ser alcançado através de um serviço de excelência, juntamente com um bom acompanhamento, ofertas exclusivas e entre outras estratégias de fidelização.


Uma das principais diferenças do Marketing Digital é poder avaliar precisamente os resultados e comprovar o retorno dos seus investimentos com base em factos. As possibilidades analíticas do Marketing Digital são responsáveis por realimentar todo o processo do Inbound Marketing.

É possível acompanhar cada ação que ocorre nas interações do público com os sites, posts e campanhas, o que torna o trabalho mais inteligente.

Além disso, todo o processo pode ser otimizado detetando as taxas que estão abaixo do esperado para direcionar os esforços do time de marketing.

Agora que sabe tudo só precisa de aplicar!
 
Com o Closum pode aplicar a sua estratégia de Inbound Marketing de forma simples e eficaz. Desde a captação de Leads à gestão, nutrição e promoção do seu negócio! Experimente gratuitamente aqui.
 

 

 

Quer saber como o Closum pode ajudar o seu negócio?

Assista a uma demonstração gratuita e saiba como o Closum pode ajudar o seu negócio sem compromisso.