Estratégias para aumentar a lista de contactos

Dicas

|

30 de novembro de 2023

|

8 minutos de leitura

A construção de uma lista de contactos sólida é essencial para o sucesso de qualquer estratégia de Marketing Digital, e deve ser trabalhada logo desde início.
Neste artigo pode conferir 8 estratégias para aumentar a lista de contactos!

O que são listas de contactos e qual a sua importância para a captação de leads?
As listas de contactos representam todos os contactos de Email e SMS e dados de clientes ou potenciais clientes, que tiveram interesse em contactar ou interagir com uma marca.Essas listas são geralmente usadas em campanhas de Email Marketing ou SMS Marketing para enviar informações, atualizações, ofertas e conteúdo relevante para os subscritores, e são importantes para comunicar de forma regular com os clientes e potenciais clientes,  para mostrar novidades, novos lançamentos, enviar promoções ou ofertas especiais e dar dicas/informações relevantes.

É por isso, importante a criação da lista de contactos, para conseguir acompanhar os leads em cada fase do funil de vendas, para  conseguir também acompanhar a jornada de compra de cada consumidor.
 
Ao longo do funil de vendas, as empresas, enviam conteúdos e vão tirando dúvidas, até que os leads estejam prontos para comprar. Assim, a abordagem de venda tem tendência a ser mais efetiva. A lista de contactos também, é igualmente importante, para construir e manter relações com os clientes, promover o engagement e aumentar as vendas e as conversões.

Porque é que deve construir uma lista de contactos?
Criar uma lista de contatos é uma prática fundamental para Email Marketing e SMS Marketing. Aqui estão algumas das razões pelas quais é importante criar  uma lista de contatos:
 
  • Comunicação Direta
Ter uma lista de contatos permite que comunique diretamente com o público-alvo. Isso cria uma linha direta para compartilhar informações, ofertas, atualizações e outros conteúdos relevantes.

Ao utilizar a comunicação direta em Email Marketing e SMS marketing, é fundamental entender o comportamento do seu público-alvo, personalizar as mensagens de acordo com o mesmo e medir continuamente o desempenho para ajustar as suas estratégias conforme necessário. Isso contribuirá para um aumento significativo no ROI ao longo do tempo.

  • Construção de Relacionamentos
Uma lista de contatos permite que se construa relacionamentos mais profundos com os clientes. Pode-se personalizar as mensagens, fornecer conteúdo relevante e criar uma conexão mais significativa.

  • Geração de Leads
As listas de contatos é uma  boa fonte para gerar leads. Os contatos que forneceram as suas informações voluntariamente demonstram interesse na sua empresa, o que os torna leads qualificados para futuras oportunidades de vendas.
 
  • Segmentação Eficaz
Ao segmentar a sua lista de contatos com base nos interesses dos consumidores, comportamentos de compra e outras métricas, pode-se personalizar as mensagens para grupos específicos, aumentando a probabilidade dos leads converterem.

Formas de captar leads para a lista de contactos 
Existem algumas formas eficazes de captar leads para as listas de contactos. Veja alguns exemplos:

Landing Pages
As landing pages são uma ótima forma de captar contactos, pois é direcionada para um público-alvo especifico ou para uma oferta específica. Para criar uma landing page de sucesso deve incluir:

  • Título claro e convincente
  • Utilizar um texto persuasivo
  • Incluir um call-to-action (CTA)
  • Design e layout simples 

Pop-Ups
Os pop-ups podem aparecer numa janela secundária ao site, normalmente na Home Page, e têm como objetivo chamar a atenção e incentivar a interagir, para desta forma os leads deixarem o seu contacto.

Os pop-ups podem ser configurados para que apareçam automaticamente após determinada ação. Estão entre as ações mais comuns para configuração da exibição de um pop-up:

  • Um clique em determinado local
  • O utilizador permanecer um  determinado período de tempo na mesma página
  • O utilizador demonstrar a intenção de abandono da página, aproximando-se do botão de fechar

Formulários
Os formulários de contacto são eficazes na captação de contactos, pois permitem que recolha informações essenciais sobre o lead, como por exemplo, o nome e endereço de email.Para criar um formulário para captar contactos deve:

  • Utilizar o layout correto
  • Utilizar até 3 campos obrigatórios, mais que isso torne-se ruído visual

Estratégias para aumentar a lista de contactos: conheça 8
Agora que já sabe o que são listas contactos e qual a sua importância, está na altura de conhecer 8 estratégias para aumentar a lista de contactos.
 
1 - Formulário de Newsletter
O formulário de newsletter é um elemento interativo num site ou plataforma online que permite aos visitantes inscreverem-se para receberem atualizações regulares, informações ou conteúdo específico de uma empresa.Esses formulários são uma ferramenta fundamental, pois ajuda a construir e expandir listas de contactos.
O formulário de newsletter tem uma taxa de conversão de 2% a 5%. 

Formulário de newsletter
 
2 -  Oferecer Incentivos
É importante oferecer incentivos como estratégia  para aumentar a lista de contactos . Se quiser que os visitantes façam parte da sua lista de contactos, tem de lhes dar algo em troca, algo que eles considerem relevante, como por exemplo:
 
  • Um desconto - Ofereça um desconto aos novos subscritores como agradecimento por se inscreverem. Isto incentivará mais pessoas a juntarem-se à sua lista e a fazerem a sua primeira compra.
  • Uma promoção - Faça uma promoção e anuncie a mesma ,exclusivamente, aos subscritores da sua lista de contactos. Isto criará uma sensação de exclusividade e urgência, e incentivará as pessoas a inscreverem-se para terem acesso à venda.
  • Envio gratuito - Ofereça portes de envio gratuitos a novos subscritores ou a pessoas que efetuem um determinado valor em compras. Isto incentivará as pessoas a efetuarem uma compra e a juntarem-se à sua lista de contactos para receberem a oferta de envio gratuito.
     
    Ofertas e Incentivos
3 - Emails no check-out
É uma boa estratégia para aplicar, quando um cliente precisa de criar uma conta e necessita de inserir o seu endereço de email, contudo é importante ter em conta que se deve dar sempre a opção aos clientes de fazerem o check-out  sem criarem uma conta, e fazerem  o check-out com a opção de convidado.
 
Emails no check-out
4 - Partilhe Lead Magnets
Um lead magnet é uma oferta de valor que é disponibilizada em troca das informações de contato do visitante, geralmente o endereço de e-mail ou o número de telemóvel. A ideia é criar uma transação "Win-win", onde os visitantes obtêm algo de valor e a empresa obtém um novo lead. Através do lead magnet , é possível oferecer:

  • Ebooks
  • Webinars
  • Descontos e cupons
  • Acesso a conteúdo exclusivo
  • Templates editáveis
Lead Magnets
 
5 - Pop-ups Surpresa
Os formulários pop-ups, são dinâmicos por natureza. Pode configurá-los para aparecerem em determinadas alturas ou para determinados eventos, e são uma excelente forma para gerar leads. Certifique-se de que tem um forte apelo à ação (CTA) ou incentivo no seu formulário pop-up. Se o fizer corretamente, poderá aumentar rapidamente a sua lista de contactos, a taxa de conversão é de 7% a 8%.
 
Pop-ups supresa
 
6- Crie uma Landing Page Segmentada
Uma landing page segmentada refere-se a uma página projetada especificamente para atender às necessidades e interesses de um segmento específico. Alguns aspetos que deve ter em conta  ao criar uma landing page segmentada são:

  • Chamadas à ação específicas (CTA)
  • Segmentação da audiência
  • Personalização
Landing page segmentada
 
7 - Giweaway
Um "giveaway" é uma estratégia de marketing na qual uma empresa oferece prémios gratuitos como incentivo para as pessoas se inscreverem na sua lista de contatos. Essa tática pode ser muito valiosa para o crescimento e engagement da lista de contatos por várias razões:

  • Incentiva à inscrição
  • Informações valiosas sobre as pessoas
  • Geração de leads
Giveaway
 
8 - Programas de Referência
Os programas de referência, incentivam os subscritores a partilhar as suas ofertas com os amigos, familiares e colegas, o que é uma estratégia inteligente para aumentar a lista de contactos.
 
Programas de referência

Conclusão
Com a implementação destas estratégias, qualquer negócio estará no caminho certo para expandir sua lista de contactos de maneira significativa. Lembre-se de que a construção da lista  de contactos não é apenas sobre números, mas também sobre criar  engagement com uma audiência.
 
Precisa de ajuda para aumentar a sua lista de contactos e gerir campanhas de Email Marketing e SMS Marketing? 
Entre em contacto com um especialista do Closum.

Quer saber como o Closum pode ajudar o seu negócio?

Assista a uma demonstração gratuita e saiba como o Closum pode ajudar o seu negócio sem compromisso.