Como resolver os 4 pesadelos do Email Marketing

Dicas

|

16 de dezembro de 2021

|

12 minutos de leitura

Apesar de todo o esforço, algumas campanhas de Email nem sempre funcionam como o esperado.

Quando se trata de Email Marketing, existem inúmeros fatores que podem ser otimizados, o que consequentemente nos lança para uma série de desafios.

Por isso, confira alguns problemas de Email Marketing comumente encontrados e encontre as principais soluções para cada um deles.
 
Problema nº1: As minhas campanhas de Email estão a cair no Spam
Infelizmente, é um problema comum, pois os Provedores de Serviços de Email, incluindo Gmail, Outlook e Yahoo, aumentam continuamente os seus filtros de spam.

Felizmente, existem algumas soluções.
 
Solução nº1: Verifique o seu domínio
Utilizar endereços de Email gratuitos fornecidos pelo Gmail ou Yahoo pode afetar negativamente a Taxa de Entrega das suas campanhas.

Os Provedores de Serviços de Internet podem suspeitar de Emails enviados em massa através dos endereços de webmail gratuitos e, assim, marcá-los como spam.


Para evitar ser marcado como Spam, deve utilizar o seu próprio domínio.
 
Solução nº2: Valide o seu domínio e construa reputação
Validar o domínio com que envia os seus Emails deve ser o primeiro passo e é obrigatório!

Domínios inválidos vão ser considerados pelo provedor como inseguros e ao utilizar o domínio gratuito da sua plataforma de Email vai utilizar uma reputação partilhada.


Valide o seu próprio domínio e construa reputação.


Quando o domínio é novo é normal não ter reputação ainda e ser marcado como Spam, e como alterar isso?


A construção da reputação é contínua, no entanto no início devemos dar mais foco.


Faça vários testes, com os Emails corretamente formatados como se fosse uma campanha, envie para a sua equipa várias vezes e arrastem o Email para a caixa principal.


Solução nº3: Utilize apenas contactos com consentimento
Se garantir que os contactos desejam mesmo receber os seus emails, está a diminuir a probabilidade de receberem os seus emails e não abrirem e eventualmente até enviarem para o lixo.

Contactos realmente interessados são os que vão ter mais interação com os seus emails, e é isso mesmo que procura, esta intereção com os seus emails vai informar os provedores de Email que os contactos querem realmente receber os seus Emails.

Solução nº4: Facilite o Opt-Out
Inclua sempre o link de "unsubscribe" em todos os seus emails e faça com que seja um processo fácil. 

Se aquela pessoa não quer receber mais o seu conteúdo não há problema nenhum nisso! 
É melhor fazer "unsubscribe" do que marcar o email como SPAM.

Uma dica útil é permitir o unsubscribe no Header do Email, não só estamos a facilitar o processo como será valorizado pelo provedor.

Solução nº5: Limpe regularmente a sua lista de Emails
Uma das formas de perder subscritores é através do cancelamento da subscrição.

Pode parecer estranho, mas é preferível eles cancelarem a subscrição do que simplesmente eliminarem o seu Email, ou pior, marcarem-no como Spam.

Por isso, para assegurar uma elevada Taxa de Entrega é importante remover subscritores que não abriram um único Email nos últimos seis meses, eliminar emails bloqueados ou devolvidos, por exemplo.

Ou então, pode iniciar um processo de "última oportunidade", perguntando aos subscritores inativos se ainda desejam receber as suas comunicações. Caso não obtenha resposta é hora de os remover da sua lista de Emails.

A regra é simples, para ter sucesso no Email Marketing é necessário priorizar a qualidade em vez da quantidade.


Problema nº2: As Taxas de Aberturas estão baixas
As Taxas de Aberturas estão diretamente ligadas à qualidade do assunto do seu Email, ao nome do remetente, horário de envio e pré-cabeçalho.

A redução das Taxas de Aberturas geralmente é um sinal de que os seus subscritores estão distantes das suas mensagem. Por isso é a hora ideal para mudar a sua estratégia.

Confira as melhores soluções para isso.
 
Solução nº1: Segmente a sua lista
Não importa escrever o melhor assunto possível para o seu Email, se o mesmo não for relevante para o público que pretende atingir.

Aliás, como também não importa enviar determinados Emails para toda a sua lista, se estes apenas interessam a uma pequena parte da mesma.

Por isso é que a segmentação é uma ferramenta importante uma vez que permite agrupar contatos com base nas preferências compartilhadas ou dados demográficos.

Assim, ao realizar uma segmentação adequada torna-se mais fácil enviar Emails com conteúdo relevante para cada subscritor.

Dependendo do seu negócio, existem diferentes formas de segmentar os seus contatos, como: localização, idade, fase do fúnil, entre outros.

É hora de começar a segmentar os seus contatos! Estudos comprovam que campanhas segmentadas aumentam a Taxa de Abertura em 14.31% em comparação a campanhas não segmentadas.

Solução nº2: Utilize personalização no assunto
Emails enviados com personalização no assunto apresentam taxas de abertura mais altas, nomeadamente a personalização do nome!

Utilize variáveis de personalização de nome no assunto do seu Email para criar uma relação mais próxima e os seus contactos sentirem que o email foi realmente escrito para eles.

Solução nº3: Crie autoridade
A primeira coisa que os seus contactos vão ver quando recebem o seu email é o nome do remetente, por isso é importante trabalhar a autoridade da sua marca. 

A melhor forma de o fazer é criar uma relação forte com os seus contactos através de conteúdo de valor. Assim, sempre que os seus contactos receberem os seus emails vão querer abrir só de ver que o email é seu.

Solução nº4: Utilize o Pré-Cabeçalho
O Pré-Cabeçalho é o texto apresentado imediatamente a seguir ao assunto e é a mlhor forma de fazer com que o seu email se destaque um pouco mais.

Considere complementar o seu assunto com o Pré-Cabeçalho e conseguir gerar um pouco mais de curiosidade.

Solução nº5: Encontre o horário ideal de envio
Para encontrar o melhor dia e hora para enviar a sua campanha de Email Marketing a cada contato é necessário levar em consideração os comportamentos individuais.

Para tal, é fundamental realizar vários testes de forma a encontrar o dia e a hora ideal para lançar a sua campanha, que pode variar de acordo com o conteúdo da mensagem, perfil do público e o produto ou serviço em questão.

Uma dica útil é evitar números redondos ou seja, não envie os seus emails às 09h00 certas por exemplo, estes horários têm grande volume de envios, para o seu email se destacar dos restantes, experimente enviar, por exemplo, às 09h07.
 
 
 
Problema nº3: Ninguém clica no link dos meus Emails
Tal como a Taxa de Abertura, a Taxa de Cliques é outra métrica crucial para medir o desempenho no Email Marketing.

Geralmente, o objetivo de uma campanha de Email é direcionar os subscritores para uma página, como um site ou uma Landing Page, para que estes realizem uma compra ou solicitem um serviço.

Contudo, para que isto aconteça é necessário que o leitor clique nos links do seu Email.

Obter Taxas de Cliques baixas pode comprometer a geração de leads para o seu negócio, porém existe algumas soluções para reverter a situação.
 
Solução nº 1: Segmente e personalize os seus Emails
Assim como o declínio das Taxas de Aberturas é um sinal de que os subscritores estão a perder interesse no seu conteúdo, as Taxas de Cliques também.

Uma forma eficaz de aumentar o interesse dos seus subscritores é a personalização.

personalização pode ser feita de uma forma tão simples como utilizar o nome do subscritor.

Lembre-se que ao utilizar Emails personalizados pode aumentar as Taxas de Cliques em 14%.

Além disso, pode personalizar o seu conteúdo segundo as preferências ou comportamentos de cada subscritor. E é aí que a segmentação aparece pela segunda vez na nossa lista de soluções.

Ao realizar a segmentação com base nas preferências e interesses dos seus subscritores, torna-se mais fácil entregar conteúdo relevante para cada uma das suas audiências.
 
Solução nº 2: Otimize os seus CTAs
Um CTA deve dizer aos leitores o que pretende que façam de forma simples. E, geralmente, aparece em forma de botão ou link.

Nos Emails, o objetivo do CTA é de redirecionar os subscritores a uma determinada página como um site ou uma Landing Page.

Portanto, quanto mais otimizar os seus CTAs, melhor será a sua Taxa de Cliques.

Mais de metade dos Emails são abertos através de telemóveis, daí a importância de os seus Emails se adaptarem a estes dispositivos, certo?

A responsividade dos Emails garante uma boa experiência de uma campanha quer esta seja vista no telemóvel ou no computador.

Por exemplo, CTAs mais longos em botões podem ser divididos em duas linhas quando exibidos em dispositivos móveis, tornando o CTA mais difícil de ler. Desta forma, é importante manter o texto curto e acionável.

Uma dica é manter o CTA com apenas duas palavras, assim garante que o botão CTA será mantido apenas numa linha.

Para ter a noção, utilizar designs responsivos significa aumentar em 24% os cliques em dispositivos móveis em comparação a designs não responsivos.

No entanto, esta estratégia funciona melhor quando usada em conjunto com a segmentação.

Ao adaptar a sua mensagem para os subscritores e ao otimizar um CTA altamente focado na conversão verá que o desempenho das suas campanhas será melhor.

 
Problema nº4: A minha lista de Emails não está a crescer
Um dos principais desafios do Email Marketing é criar e manter uma boa lista de Emails.

Talvez já se tenha questionado: como fazer com que o meu público-alvo chegue até à minha empresa? E como fazer com que essas pessoas forneçam o seu Email?

Estes são alguns dos problemas que quem trabalha com Email Marketing passa. Para os resolver, confira as nossas soluções.
 
Solução nº 1: Otimize o formulário para a conversão
O formulário de inscrição é o principal elo que conecta o visitante do website à caixa de entrada dos destinatários. Portanto, é importante que chame a atenção e convença os visitantes a inscreverem-se.

Existe alguns princípios que deve seguir na hora de criar os seus formulários:
  • Reciprocidade - Existe uma maior probabilidade de obter os Emails dos visitantes caso ofereça algo em troca. Por isso, ofereça lead magnets valiosos para que os leitores se inscreverem no seu formulário, como ebooks, checklists, descontos, webinars, entre outros.
  • Prova Social - As pessoas são influenciadas pelas opiniões e ações de outras pessoas. Por isso, mencionar o número de pessoas que já subscreveram na sua newsletter pode aumentar a intenção de os visitantes se inscreverem no seu formulário.
  • Exclusividade - Todos nós gostamos de pertencer a um grupo, especialmente se o acesso for limitado. Portanto, em vez de pedir aos visitantes que subscrevam a sua newsletter, convide-os para entrar num grupo exclusivo.
Além destes princípios pode experimentar diferentes tipos de formulários, como em forma de pop-up ou utilizares cronómetros de contagem regressiva.

Por fim, tudo funciona à base de testes. Experimente várias opções e veja quais geram melhores Taxas de Conversão.
 
Solução 2: Promova a sua newsletter em outros canais
O seu website é apenas um dos canais para aumentar a sua lista de Emails.

Para começar, pode integrar as redes sociais do seu negócio com o Email Marketing.

As redes sociais incluem diversas ferramentas para conseguir divulgar a sua newsletter e, assim, conseguir mais subscritores.

Inclua CTAs na sua página do Facebook e nas bios do Instagram e do Twitter.
 

Considerações finais
Corrigir todos estes problemas do Email Marketing pode levar tempo.

Leva tempo construir uma reputação do remetente saudável e melhorar a Taxa de Entrega. Da mesma forma que leva tempo o esforço para manter a sua lista de Emails limpas.

Contudo, o sucesso destas soluções será a longo prazo, mas o importante é exercer estas boas práticas de forma contínua.

Interessado em melhorar as suas campanhas de Email Marketing? Agende uma demonstração do Software Closum gratuitamente e fale com um dos nossos especialistas aqui.

"O que é medido é gerido"

Peter Drucker, Consultor de Gestão, Autor, Professor