Como escrever a Linha de Assunto perfeita

Dicas

|

27 de janeiro de 2022

|

6 minutos de leitura

A Linha de Assunto é um dos principais elementos que determinam se o seu Email é aberto, ou até se reparam nele numa caixa de entrada cheia.
 
Em qualquer caso, a primeira linha do copy estabelece um tom da comunicação, e no caso dos Emails é igual, com a linha de assunto. A linha de assunto comunica o valor do conteúdo do Email e encoraja o leitor a abrir e ler mais e, potencialmente, interagir com a sua CTA.
 
Por outro lado, uma linha de assunto pobre é mais do que má, ela pode contribuir para o seu Email ser marcado como Spam, manchando a sua reputação. Cerca de 69% dos destinatários marcam os Emails como spam apenas com base na linha de assunto!
 
Ainda que os seus destinatários não marquem o seu email como Spam, após vários envios sem qualquer interação por parte dos destinatários, provedores de serviço de Email como o Gmail ou o Outlook tendem a marcar os seus Email como Spam automaticamente.
 
Por isso, linhas de assunto bem trabalhadas aumentam a probabilidade de haver mais aberturas, que por sua vez significa maior interação, maior probabilidade de conversões e menos probabilidade de serem marcados como Spam.
 
 
Como escrever as melhores linhas de assunto de Emails
 
Então, para escrever linhas de assunto que lhe trazem bons resultados e aumentam a performance das suas campanhas deve seguir as boas práticas.
 
1. Acerte no tamanho do assunto:
Vai precisar de fazer alguns testes para perceber qual é o tamanho que resulta melhor no seu caso, no entanto uma boa linha de assunto deve andar entre a 6 e 10 palavras de comprimento.

Algumas palavras a mais ou a menos não vão afetar muito os seus resultados, mas demasiadas palavras vão ser um problema.
 
2. Evite palavras de Spam, caracteres especiais e escrever tudo em maiúsculas.
Se quer manter a reputação do seu domínio e ficar de fora da caixa de Spam não faça isto. Estes são uns dos principais motivos para os Emails serem marcados como Spam.

Algumas das paravras gatilho de Spam são:
  • 0% risco
  • 100% grátis
  • Barato
  • Compre já
  • Ganhe dinheiro
  • Não é Spam
  • Oferta
  • Prémio
  • Risco zero
3. Não tenha medo de utilizar emojis
Ainda existe muitas pessoas com receio de utilizar emojis nos seus Emails, no entanto vários estudos perceberam que utilizar emojis nas linhas de assunto aumentam as taxas de abertura, por isso tire partido disto.

Vai querer ser cuidadoso, demasiados emojis tornam-se em Spam, da mesma forma que em certos Emails poderá ser desapropriado.

Tenha também em conta que os emojis em diferentes serviços de Email ou sistemas operativos podem ser diferentes.
 
4. Lembre-se de utilizar o Pré-Cabeçalho
Pense na linha de assunto como o titulo do seu email e o pré-cabeçalho como o subtitulo.

Utilize-o para complementar o seu assunto e dar uma vontade extra de ler o seu Email, por exemplo:
 
Assunto: É agora ou nunca!
Pré-cabeçalho: Faltam apenas 8 horas para terminar as ofertas de Black Friday.
 
Boas linhas de assunto são ótimas, mas linhas de assunto que são bem complementadas com o pré-cabeçalho podem trazer-lhe a melhor performance aos seus Emails.
 
5. Utilize personalização
Utilize personalização na sua linha de assunto ao incluir o nome dos subscritores. Mas atenção, não o faça sempre, vai tornar-se demasiado repetitivo e os seus subscritores vão perceber que é automatizado, o que vai fazer com que perca todo o seu potencial.

Utilizar a localização ou algo do interesse do subscritor no assunto também pode ser uma boa opção caso faça sentido no seu negócio.
 
 
Tipos de linhas de assunto 

Depois de ter todos os os detalhes da sua linha de assunto alinhados é preciso começar a escrever, mas as opções são sempre muitas, então vamos dar-lhe 10 tipos de linhas de assunto para usar e testar as que funcionam melhor para si!
 
1. Curiosidade
Linhas de Assunto que provocam curiosidade funcionam sempre bem. O ser humano é curioso por natureza, por isso se conseguir provocar curiosidade na sua audiência vai certamente conseguir que abram o seu email.
 
Exemplo: 5 segredos de marketing que nunca lhe contaram!
 
2. Negativa
Utilizar frases na negativa pode ser um pouco arriscado se não for bem feito mas são ótimas se quiser chamar a atenção dos seus contactos.
 
Exemplo: 4 erros que não pode cometer na sua linha de assunto
 
3. Explicação
As linhas de assunto que usualmente começam por "como", são ótimas opções porque significam à partida que vai explicar algo de valor. Se os seus subscritores tiverem interesse em aprender sobre o assunto vão abrir o seu Email.
 
Exemplo: Como enviar Emails que convertem!
 
4. Pergunta
Utilizar perguntas é uma excelente forma de gerar curiosidade e chamar a atenção no entanto deve ter cuidado e conseguir transmitir que vai explicar tudo no seu Email. Utilizar o Pré-cabeçalho é uma excelente forma de uma fazer.
 
Exemplo:
Assunto: Sabe quais são os assuntos que provocam mais aberturas?
Pré-cabeçalho: Vou mostrar-lhe os assuntos que eu usei e tiveram melhor performance.
 
5. Urgência
A urgência é um dos gatilhos mentais mais fortes utilizados em marketing digital.
Criar urgência e provocar o medo de perder a oportunidade vai certamente conseguir boas aberturas. Este método é especialmente útil em Email com intuito promocional.
 
Exemplo: Ultima oportunidade, a promoção termina em 24h
 
6. Dados
Utilizar dados é sempre importante para credibilizar a sua afirmação e conseguir quantificar uma ideia. Aliar isto a um resultado que os seus subscritores gostassem de atingir torna a linha de assunto ainda mais forte!
 
Exemplo: Como consegui Taxas de Abertura superiores a 40%
 
7. Oferta
Toda a gente gosta de receber alguma coisa gratuitamente. Se o fizer com algo que os seus subscritores gostariam de ter não vão resistir em abrir o Email para saber mais.
 
Exemplo: João vamos oferecer-lhe 1 mês do nosso Software gratuitamente!
 
 
Existe muita formas de escrever linhas de assunto, estas foram apenas algumas ideias, mas se seguir todos os passos que lhe demos para construir as suas certamente que vai conseguir ter bons resultados.
 
O mais importante é testar diferentes formatos para perceber as que funcionam melhor para si.

Com o Closum pode criar campanhas de Email Marketing em minutos e personalizar o Pré-cabeçalho de forma fácil de forma a ter melhores resultados. Experimente gratuitamente aqui!
 
 

Quer saber como o Closum pode ajudar o seu negócio?

Assista a uma demonstração gratuita e saiba como o Closum pode ajudar o seu negócio sem compromisso.