As métricas obrigatórias de acompanhar em Email Marketing

Dicas

|

18 de fevereiro de 2022

|

3 minutos de leitura

Estabelecer objetivos para as suas campanhas digitais é crucial para perceber o que funciona melhor e pior e o que falhou. Com a evolução do marketing focada na proteção de dados e privacidade torna-se ainda mais importante. 

De modo a perceber como as campanhas de Email Marketing performam há certos indicadores de performance que devem ser acompanhados.

Cada negócio e cada audiência é diferente, por isso analisar os KPI's com consistencia vai ajudá-lo a manter um alto nivel de performance nas suas campanhas. Isto é igualmente importante para ajustar e otimizar a sua estratégia ao longo do tempo.

Pensar que informações está há procura na sua audiência, que ações quer que eles tomem e qual é o impacto na experiência do cliente, vai ajudá-lo a guiar os seus esforços para cada campanha.


Para o ajudar a medir a performance das suas campanhas listamos os KPI's mais importantes para acompanhar em Email Marketing


Taxa de Abertura

A taxa de abertura diz-lhe quantos emails entregues foram abertos e é fundamental para medir a eficácia das linhas de assunto, a autoridade do nome do remetente, o melhor dia e hora para envio e o nivel de engagement com a sua audiência.

Permite ainda perceber o quão conectadas às suas anteriores mensagens a audiência está ou um sinal que a audiência valoriza a sua marca e que as suas mensagens são de alto valor.


CTR
CTR ou click-through rate é a percentagem de cliques por emails entregues que o seu email obteve. Esta é uma das mais importantes métricas.

O CTR é uma excelente forma de analisar o engagement da sua audiência e perceber a percentagem da mesma que está interessada no conteúdo que enviou por email.

Isto pode ajudá-lo a ajustar as suas mensagens e a dar mais destaque a ações que são mais importantes para o seu negócio.  Permite ainda perceber o tipo de conteúdo que os seus subscritores estão mais interessados para que possa dar mais foco nessas ações.



Taxa de Unsubscribes
A taxa de unsubscribes mede o número de pessoas que se desinscreveram da sua lista de email.

Em geral, vai querer que esta taxa seja mais baixa que 1-2% para garantir boa entregabilidade. 


Medir constantemente a sua taxa de unsubscribes ajuda-o a identidicar listas de email com qualidade e a perceber a performance do conteúdo. 

Os unsubscribes não são necessariamente uma indicação de campanhas fracas, mas podem ser utilizados para ter a certeza que aqueles que recebem os seus emails, querem realmente ouvir o que tem para dizer.

Posto isto, tornar o Opt Out fácil ajuda-o a construir confiança bem como garante uma melhor qualidade na performance das campanhas.



Taxa de Bounces

A taxa de bounces é a quantidade de emails que não foram entregues, independentemente se foi um soft bounce, um hard bounce ou um problema temporário. 

Se a sua taxa de bounces for muito alta é sinal que os emails na sua lista são maus, normalmente devido a uma fraca higiene da lista de contactos ou um problema na fonte de aquisição como a compra de listas de contactos. Se não fizer nada em relação a isso provavelmente vai afetar a sua entregabilidade.


Saber como começar a medir os KPIs é apenas a ponta do iceber quando analisa campanhas de email marketing. É importante avaliar as métricas e perceber qual é a parte da estratégia que deve ser adaptada, o que corre bem e o que corre mal. 

Uma vez que domine isto vai conseguir avançar mais fundo e dominar o Email Marketing trazendo mais resultados para a sua empresa.

Agora tudo depende de si!
 
Registe-se gratuitamente em www.closum.com para ter acesso a uma ferramenta de Email Marketing que oferece todos os recursos que precisa para construir campanhas de Email Marketing com grande impacto.




Quer saber como o Closum pode ajudar o seu negócio?

Assista a uma demonstração gratuita e saiba como o Closum pode ajudar o seu negócio sem compromisso.