AIDA - O método que vai transformar os seus copys

Dicas

|

16 de julho de 2021

|

3 minutos de leitura

A metodologia AIDA explica cada estágio que o comprador passa até tomar a decisão de compra e permite perceber o que uma lead sente em cada etapa.
 
A sigla significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação, resumidamente o método é utilizado no marketing digital para incentivar o consumidor a passar à próxima fase do funil de vendas.
 
Como o método AIDA pode influenciar o Copywriting
 
Assim como num funil de vendas, quando escreve um copy, seja de um email, de um artigo, um anúncio ou outro, quer que o seus leitores leiam até ao fim para que no final realizem uma ação, caso fiquem pelo meio não o vão fazer. Para isso é necessário prender a sua atenção e é aqui que o método AIDA o vai ajudar!
 
Como utilizar o método AIDA no Copywriting
 
Vamos passo a passo para que entenda cada etapa e como aplicar aos seus copys. Recomendamos antes de começar que tenha definida a sua persona.
 
Atenção
Em primeiro lugar tem de chamar a atenção, não comece nunca por falar sobre si, mas sim despertando o interesse do seu publico para o tema específico.

Se começar a falar sobre si o seu público vai perder o interesse rapidamente.

Também não resulta se no inicio já estiver a pedir ao público para realizar uma ação, ninguém vai realizar uma ação sem primeiro ouvir o que tem para oferecer.

Então, procure chamar a atenção do seu público e criar desejo de querer saber mais. Explorar as dores do seu público é uma ótima forma de o fazer.
 
Interesse
A atenção foi captada, agora deve desenvolver o conteúdo, se na fase de atenção promete dar 10 benefícios do seu produto, nesta fase entregue e explique os benefícios.
 
Desejo
Após despertar interesse é o momento de o transformar em desejo.

Nesta fase deve utilizar gatilhos mentais para estimular o desejo, explore a dor do seu público para lhe mostrar que o seu produto ou serviço é a solução para essa mesma dor.
 
Ação
Aqui deve elaborar uma chamada para a ação, para que o seu público realize a ação que você pretende.

Não peça para realizar mais do que uma ação, caso contrário vão acabar por não realizar nenhuma.
 
Método AIDA aplicado ao Email Marketing

No caso das suas campanhas de email marketing, o raciocínio mantém-se o mesmo, porém a primeira informação dos emails é a linha de assunto. Esta deve ser trabalhada de forma a prender a atenção e despertar desejo em ver mais.

O conteúdo do email deve desenvolver o seu conteúdo aumentando o interesse e gradualmente o desejo pelo produto ou serviço.

Por fim, a ação, promova o clique no botão que levará o seu público a uma ação especifica.
 
Como viu o método AIDA pode ser muito util na hora de criar os seus copys, e pode ajudá-lo a obter melhores resultados.

Closum é uma plataforma descomplicada para criar as suas campanhas de marketing digital. Conheça as nossas vantagens aqui

"Passamos muito tempo em geração de leads e não o suficiente em relações a longo-prazo."

Mike King, fundador da iPullRank