O hashtag (#) é um excelente recurso para impulsar as tuas publicações no Instagram. Apesar de parecer um pequeno pormenor, o hashtag é um recurso poderoso. A sua utilização, não sendo uma novidade, gera muitas dúvidas sobre qual a melhor forma de o empregar e como obter retorno em cada publicação.

Antes de te dar as dicas, é importante entender o conceito de hashtag.

“hashtag é uma palavra ou sequência de palavras unidas antecedida do sinal cardinal (#), usada geralmente para identificar assuntos nas redes sociais.” - Priberam

 

Para os millennials, que nasceram com dispositivos móveis nas mãos e sempre estiveram online, utilizar hashtags é uma tarefa bastante simples. No entanto, é certo que para tirares o maior proveito do recurso é necessário teres algum conhecimento, principalmente se queres ser forte na rede social com mais “engagement”.

É importante entenderes que os hashtags podem ser utilizados como um verdadeiro funil para o teu público-alvo, uma vez que categorizas cada publicação. Para além disso, ao utilizares hashtags, estás a facilitar a vida ao teu público, pois permites que a tua empresa seja encontrada com muita mais facilidade.

 

1 – Hashtags específicos ou generalistas?

O Instagram é uma rede social de imagens, por isso, muitas vezes os utilizam não seguem só pessoas ou empresas, seguem também hashtags generalistas como por exemplo #marketingdigital ou #landingpages. No entanto, isso não te impede de utilizares hashtags mais específicos #MarketingDigitalPortugal #LandingPagesSimples. Por isso, aposta sempre em três ou quatro hashtags generalistas e depois trabalha de forma mais minuciosa os hashtags especificas.

 

2 – Hashtags populares

#love, #instagood e #photooftheday são dos três hashtags mais utilizadas no Instagram, no entanto o facto dos utilizares não significa que te vá trazer resultados. O uso destes hashtags pode impulsionar as tuas publicações, mas no final de contas queremos é retorno nas publicações e não likes. Por isso, só é válido utilizares estes hashtags se a publicação for ao encontro da publicação, imagina utilizar #love numa publicação de #landingpages, não faz muito sentido e não vais atingir a audiência que esperas.

Posto isto, pensa sempre que hashtags vais utilizar, nunca esquecendo quem é o teu público-alvo.

 

3 – Hashtags com muitas palavras?

#umdoserrosmaiscomunséescreverumafrasegrande. Conseguiste ler? Pois, um dos erros mais comuns é, de facto, escrever uma frase grande como hashtag. Numa ótica de utilizador de Instagram, qual é a probabilidade de escreveres uma frase grande como hashtag para encontrares o que procuras?
Outro dos erros #é #escrever #frases #assim, no final de contas não dizem nada. Por isso tens de ser #criativo e colocar hashtags que vão ajudar a tua empresa a encontrar mais seguidores.

 

4 – Cria hashtags para a tua empresa

Seja qual for a área de negócio da tua empresa, é essencial teres o teu próprio hashtag e coloca-lo em todas as tuas publicações. Assim, sempre que alguém econtrar o #nomedatuaempresa vai encontrar todas as publicações feitas por ti, pelos teus clientes e pelos teus colaboradores.

 

5 – Segue o teu próprio hashtag

Faz um “Follow” ao teu hashtag para que possas acompanhar diariamente o que as pessoas vão publicando. Lembra-te que teres pessoas de livre vontade a promover a tua marca é sempre uma boa forma de chegares a uma audiência maior e dar mais credibilidade à marca.

Não te esqueças de interagir com as pessoas que vão falando da tua empresa, responder a questões, dar sugestões isto vai contribuir para um relacionamento positivo entre a marca e a lead.

No final de tudo, tens de pensar que deves trabalhar os hashtags de forma diferente consoante a publicação e a cima de tudo colocar sempre o #nomedatuaempresa.

"A equipa de vendas tem o funil de vendas. Mas como marketer B2B, tu alimentas o topo do funil deles."

Doug Kessler, Diretor Criativo da Velocity Partners