O e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas de uma estratégia de marketing digital. Com o conteúdo certo e uma boa gestão de leads, é possível promover a marca e gerar vendas. Perceba como e por quê.

 

  

E-mail marketing

O e-mail marketing tem por base o uso estratégico do e-mail (correio eletrónico), uma ferramenta de comunicação usada por 90% da população e que representa um dos veículos de comunicação mais eficazes, superior mesmo à social media.

 

Como funciona?

Com recurso a uma lista de contactos, é partilhado conteúdo segmentado - de acordo com o público-alvo da marca – em formato de newsletter, e-books, infográficos, white papers, entre outros materiais de interesse, capazes de despertar o desejo e conduzir à compra.

 

Na base de uma estratégia de e-mail marketing está a geração de leads - de potenciais clientes ou oportunidades de negócio. Nesse sentido, é aliado a uma boa estratégia de marketing de conteúdo que permita ou facilite a segmentação de leads.

O conteúdo partilhado online - nomeadamente, nas redes sociais – ajustado ao perfil (caracterização) do buyer persona da marca, leva ao contacto.

 

Ao clicar para saber mais, o potencial cliente fornece os seus dados, como nome e e-mail. Daí resulta a lista de contactos dando início à jornada de compra.

O conteúdo assume aqui um papel determinante com ações que nunca são pontuais, mas prolongadas no tempo, de modo a alimentar a ligação entre as partes, fazendo com que os leads desçam pelo funil de marketing levando-os à conclusão de que a solução oferecida pela marca é a solução para os seus problemas. É aqui que entra a questão da nutrição de leads, realizada através de boas práticas de e-mail marketing, como a qualidade e a regularidade dos conteúdos partilhados.

 

O e-mail marketing tem, de facto, um papel importante no sucesso de qualquer negócio.

 

Benefícios do e-mail marketing:

- Permite o envio de conteúdo segmentado

- Plataformas de envio gratuitas

- Possibilidade de fazer testes A/B ou usar templates gratuitos

- Baixo investimento

- Mensurável

 

Boas práticas de e-mail marketing:

- Enviar conteúdo de valor: Conteúdo de interesse que mantenha a curiosidade e desejo de compra - 80% dos e-mails com conteúdo e apenas 20% com ofertas.

- Criar um bom relacionamento: Saber como dirigir-se ao público-alvo, colocar sempre o nome do cliente no e-mail e finalizar com o nome do remetente da mensagem e não apenas o nome da empresa são apenas alguns cuidados para criar um bom relacionamento. Muito importante, também, é incluir sempre no e-mail uma call to action.

- Regularidade: Garantir um envio de material, como uma newsletter, regularmente é fundamental para manter a ligação.

 

 

Para otimizar resultados do e-mail marketing pode considerar-se ainda a aplicação de testes A/B que permitem compreender um pouco da trajetória do potencial cliente ajudando a melhorar as etapas do processo que conduz à conclusão da compra – hipóteses de usabilidade, experiência e aprovação.

 

 

Aquisição e gestão de leads

A gestão de leads representa, atualmente, uma base indispensável de crescimento para as empresas, parte fundamental de uma estratégia de e-mail marketing. Se combinada com as diversas técnicas de atração, uma boa aquisição e gestão de leads tem o poder de amplificar, significativamente, os resultados de negócio com marketing digital. Especialmente, quando falamos de B2B, cujo processo de compra não é impulsivo. Para isso, é importante o recurso a uma plataforma de gestão e aquisição de leads.

 

Vantagens de uma plataforma de gestão e aquisição de leads:

- Permite atrair e reter os potenciais clientes que ainda não estão no momento certo da compra;

- Diminui a fricção no funil, aumentando o número de oportunidades concretas geradas pelo marketing;

- Encurta o ciclo de vendas pela educação e estímulo aos leads;

- Aumenta a eficiência e a produtividade da equipa de vendas por entregar leads mais preparados e no momento certo;

- Aumenta a retenção do cliente depois da compra, pela relação de confiança.

 

Se tem interesse em adotar uma solução de e-mail marketing para o seu negócio, fale com um especialista da Closum.

"Passamos muito tempo em geração de leads e não o suficiente em relações a longo-prazo."

Mike King, fundador da iPullRank