Os 4 P’s do Marketing.

Dicas

|

19 de junho de 2019

|

2 minutos de leitura

Quando falamos nos 4 P’s do marketing ou marketing mix pensamos sempre em 4 variáveis:

  • Produto (product),
  • Preço (price),
  • Distribuição (place),
  • Promoção (promotion).

Juntos, possibilitam a comercialização de um produto com as características desejadas pelo teu público-alvo.

Produto
Deves pensar nas características que vai ter o produto ou serviço que a tua empresa quer colocar no mercado. Neste ponto, há uma série de detalhes que têm de ser definidos. Por exemplo: Qual o nome/marca do produto? Como será a embalagem do artigo? Qual o aspeto do teu produto?
Aqui, deve-se decidir o que oferecer ao cliente.

Preço
Nesta variável, deves definir o preço e quais as suas condições (descontos, saldos, mensalidades, leilões, etc.) Embora o preço permita-te maximizar o lucro, a verdade é que a definição do valor está dependente de vários fatores, como os preços praticados pela tua concorrência. Aqui decide-se o quanto vai custar ao cliente.

Distribuição
Pela distribuição, entende-se os canais utilizados para disponibilizar o produto. Onde é que vais colocar os teus produtos à venda? Em lojas físicas ou em lojas de comércio eletrónico? Vais apostar na venda direta aos clientes? Ou preferes os canais indiretos? E qual é a área geográfica que queres cobrir? Assim, a distribuição é a forma de chegar ao cliente.

Promoção
A promoção, corresponde à comunicação/divulgação do produto. Podes fazer isto através de campanhas publicitárias, ações de promoção em eventos, campanhas nas redes sociais, entre outras iniciativas. É como ser visível para o cliente.

Da teoria à prática:
Produto: Iphone X, com qualidade, design vanguardista, vários componentes avançados, diferentes cores, marca confiável e popular (Apple).
Preço: Entre 1299€ e 1499€, consoante o modelo. Pode ser pago em prestações. Preço promocional no final do ano, black friday, entre outros. Concorrência direta vende a preço semelhante.
Distribuição: à venda em lojas próprias, lojas de tecnologia e grandes superfícies, venda online. Distribuição particular.
Promoção: anúncios televisivos, anúncios em revistas, outdoors e publicidade online.

"A equipa de vendas tem o funil de vendas. Mas como marketer B2B, tu alimentas o topo do funil deles."

Doug Kessler, Diretor Criativo da Velocity Partners