Principais passos para criar um bom Plano de Marketing!

Novidades

|

19 de junho de 2019

|

2 minutos de leitura

Todas as empresas devem ter especial atenção ao seu Plano de Marketing, é aqui que vamor reunir todas as informações essenciais sobre o mercado em que a empresa está inserida, bem como as ações que devem ser postas em prática. Neste Plano de Marketing, têm de constar as medidas a serem tomadas na estratégia a curto, médio e longo prazo.
Se a tua empresa ainda não criou um Plano de Marketing, é imperativo começares a pensar em criar o teu. Consulta a baixo, alguns dos principais passos para construir um bom Plano de Marketing.

Conhece o mercado e a tua concorrência
Em primeiro lugar, deves analisar todo o mercado envolvente, só depois é que começas a definir o posicionamento, público-alvo e quais os objetivos que vão ser traçados. Para isso, será importante verificares contextos económicos, socioculturais e demográficos. Para além disso, é essencial analisar e conhecer a tua concorrência, bem como os seus pontos fortes e fracos.

Define o teu posicionamento e público-alvo
Estuda o perfil do teu público-alvo, que é que ele faz, o que é que ele gosta, que tipo de comportamento tem nas redes sociais, entre outros. Isto vai permitir que as ações que venhas a delinear estejam de acordo com o teu “target”.

Traça objetivos e metas a atingir
Estabelece metas a curto, médio e longo prazo, bem como todas as ações que terás de tomar para atingires esses objetivos. Não seja ganancioso, estabelece objetivos realistas.

Conhece os teus pontos fortes e pontos fracos
Elabora um quadro, onde possas enumerar todos os pontos fortes e fracos da tua empresa, bem com as oportunidades e ameaças que encontres (análise SWOT).

Foca-te em cada aspeto do Marketing Mix
O Marketing Mix ou dos 4P’s, diz respeito aos aspetos essenciais que influenciam a perceção do teu negócio no mercado: produto (o que vais oferecer ao cliente), preço (quanto vai custar), distribuição (de que forma vais chegar ao cliente) e promoção (como te vais tornar “visível”).

Orçamento
Define um budget semanal, mensal ou anual que seja confortável para ti, e através de mecanismos de controlo, garante que tudo se mantém dentro do orçamento previsto

Quer saber como o Closum pode ajudar o seu negócio?

Assista a uma demonstração gratuita e saiba como o Closum pode ajudar o seu negócio sem compromisso.