O que é o Google Analytics?

Novidades

|

9 de outubro de 2020

|

4 minutos de leitura

Talvez já tenha ouvido falar dele, mas está longe de imaginar o que pode fazer pelo seu negócio. Ter acesso a dados concretos das suas ações online, saber interpretá-los e usá-los para tomar as melhores decisões pode fazer uma grande diferença nos resultados que consegue alcançar. Descubra o que é o Google Analytics e como o pode usar em seu benefício.

  

O que é Google Analytics?

O Google Analytics é um sistema gratuito de análise de dados online. A ferramenta pode ser instalada em qualquer website, loja virtual ou blog, recolhe informações dos utilizadores (visitantes) e transforma-os em relatórios. Trata-se de uma ferramenta essencial para qualquer estratégia de marketing, nomeadamente digital.

Mais do que saber quantas pessoas acedem ao site, por exemplo, é possível saber como é que elas lá chegaram – através de que canais - de que forma é que se comportam ao navegar pelas diversas páginas e secções e mesmo as conversões (quantas subscrevem a newsletter, acedem a conteúdos ou fazem compras).

Dados que permitem entender melhor a sua buyer persona (o público-alvo do seu negócio).

De uma forma geral, esta monitorização do Google Analytics (GA) é um elemento essencial numa estratégia de marketing digital e para uma gestão de negócios mais eficiente, pois permite a análise dos indicadores-chave, ou KPIs - Key Performance Indicator ou, em Português, Indicador-Chave de Performance - o que ajuda a perceber se os objetivos estão a ser atingidos e quais as falhas a corrigir.

Como utilizar o GA?

Os recursos do Google Analytics parecem ser infinitos e, precisamente, por isso é considerado atualmente uma das principais ferramentas de gestão de negócios online ou com presença na web, assim como na própria gestão de clientes. A ferramenta fornece várias informações sobre o público-alvo, mas não só:

  • Número total de visitantes;
  • Comportamento dos visitantes do site;
  • Origens de tráfego – de onde vêm as pessoas que visitam o site;
  • Metas – quais as metas delineadas para a plataforma online que foram atingidas;
  • Taxa de conversão das ações de marketing – quantos responderam;
  • Marketing – quais as campanhas de marketing com melhores resultados;
  • Social Media (redes sociais) – quais as ações realizadas nas redes sociais que originaram mais acessos, nomeadamente no que diz respeito a Facebook Ads;
  • Resultados de e-commerce – desempenho da loja online;

Atualmente, para conseguir delinear uma estratégia de marketing eficaz, com ações adequadas ao público-alvo e que permita obter retorno do investimento (Retorn of Investment – ROI), o uso do Google Analytics é fundamental.

Opções disponíveis  

Tudo é mensurável online. Esta é uma das grandes vantagens do marketing digital. 

As configurações do Google Analytics permitem identificar caminhos de navegação, formas de interação e recolher dados que ajudam no desenvolvimento e aperfeiçoamento do site, ou outra plataforma, e do seu conteúdo.

Tudo isso vai permitir, ainda, o planeamento de ações mais adequadas e eficazes, assim como a promoção do relacionamento com clientes.

 

Função no marketing digital

Com o GA é possível determinar qual foi o retorno de cada uma das campanhas online, em termos de faturação ou qualquer outro critério de conversão estabelecido, como o preenchimento de formulários de pedido de informações ou a subscrição de uma newsletter.

Qualquer campanha de marketing digital necessita de monitorização para podermos ter acesso aos resultados obtidos com a mesma, avaliar a sua eficácia e detetar pontos a melhorar.

Se, por exemplo, uma publicidade no Facebook anuncia uma promoção no valor da inscrição num ginásio, será possível perceber quantas pessoas clicaram no anúncio, quantas forneceram dados para receber mais informações e quantas, efetivamente, efetuaram a inscrição. 

Benefícios do Google Analytics para pequenos negócios 

É difícil gerir aquilo que não se conhece e para isso é importante recolher dados e medir resultados.

Para além de ser gratuito, é simples, de fácil utilização e integração com outros produtos da Google, tem grande capacidade de processamento de dados e, ainda, permite extrair relatórios personalizados para diferentes necessidades. 



Quer saber mais
sobre o Google Analytics? Aceda ao website da Closum e subscreva a newsletter.

 

 

"Passamos muito tempo em geração de leads e não o suficiente em relações a longo-prazo."

Mike King, fundador da iPullRank