Veja como otimizar as suas campanhas de marketing digital

Dicas

|

18 de setembro de 2020

|

3 minutos de leitura

Conheça algumas boas práticas e dicas úteis para a otimização das suas campanhas de marketing digital. Saiba porque deve investir em ads online e qual o reflexo que isso pode ter no sucesso do seu negócio.

  

O que é a otimização de campanhas de marketing digital?

Trata-se de uma das estratégias para gerar mais leads para uma empresa ou marca.

A optimização de campanhas de marketing digital, seja através de google ads, facebook ads, por exemplo, deve ter em conta, antes de mais, o público-alvo a atingir e as metas a alcançar. Para melhores resultados, é importante seguir algumas práticas que permitam tirar partido das ferramentas e técnicas adequadas, numa comunicação coerente e ajustada ao contexto online.

Assim, para campanhas de marketing eficazes, não bastam ads criativos e interessantes. É necessário, acima de tudo, fazê-los chegar às pessoas certas, ao público-alvo, convertendo-o em leads e clientes. 

 

Onde e como otimizar?

De acordo com o budget disponível para a campanha, a aposta deve recair numa cuidada estratégia de inbound marketing (ou marketing de atração) com recurso a diferentes plataformas online para publicitar a empresa. Para o efeito, o conteúdo afirma-se ingrediente principal. O content marketing, através de blogs, podcasts, vídeo, e-Books, newsletters, whitepapers, SEO, assim como outras ferramentas como o SMS, transmitem e reforçam uma mensagem que tem como objetivo levar à ação. Apostar online, em media que promovam a visibilidade da marca e facilitem o seu alcance não é uma despesa, mas um investimento fundamental para o sucesso de qualquer negócio no atual mercado. 

Neste âmbito, assume especial destaque o CRO - Conversion Rate Optimization (ou, em português, “Otimização da Taxa de Conversão”) que promove o desempenho das plataformas digitais usadas, a fim de atrair e converter mais visitantes. Também uma plataforma de gestão de leads é essencial.

 

Boas práticas e benchmarking

Para um bom planeamento, otimização e sucesso de campanhas de marketing digital contribui o uso de boas práticas e benchmarking.

  

  • Objetivos

É muito importante definir o(s) objetivo(s) a atingir. Pode ser o reconhecimento da marca, venda (online e offline) ou a submissão de formulários, como o registo na newsletter. Desta forma, é possível “entrar” nas etapas iniciais da jornada do cliente.

 

  • Budget

O budget de marketing digital é um ponto-chave na otimização de campanhas online. Quando é reduzido, é preciso direcionar recursos.

 

Algumas dicas para otimizar o budget de marketing digital: 

Avaliar as opções de investimento – Sempre que não seja possível determinar o público ou quanto está a ser gasto por lead conquistado, não é prioridade.

Investir em pequena escala – Comece com um orçamento reduzido e, conforme o resultado, vá aumentando o investimento com segurança.

Alinhar ações – Evite muitas mensagens distintas. Comunicar uma mesma mensagem, facilita a sua memorização, pois um canal reforça o outro.

Use o remarketing – Visitantes que não converteram em leads e os leads que não converteram em clientes não são um caso perdido. Insista nestes prospects através de uma abordagem agradável, reforçando a mensagem inicial para favorecer a conversão.

  

  • Call To Action

Pequenos detalhes fazem toda a diferença na hora de convencer o utilizador a clicar no seu anúncio. O uso de call to action (CTA) nos anúncios é um recurso de conversão. De uma forma simples, trata-se de uma “chamada para ação”, ou seja, um convite para que o utilizador realize a ação.

 

  • Benchmarking

Para a otimização de campanhas, importa saber, também, o que fazem os seus concorrentes, que tipo de media e de conteúdos, as tendências de mercado, para conseguir destacar-se e alcançar resultados superiores.

 

Subscreva a newsletter da Closum e saiba tudo o que pode fazer para o sucesso do seu negócio.

 

"Todos os emails são uma oportunidade para testar um diferente benefício ou ângulo."

Heather Morgan, Colunista da Inc. Maganize