A segmentação de leads é essencial numa estratégia de Marketing Digital. Saiba o que deve ter em conta para obter mais e melhores resultados com os seus contactos.


Segmentação de leads: o que é?

Segmentar leads significa agrupar potenciais clientes de acordo com as suas características e necessidades. Isso vai permitir organizar e personalizar conteúdo à medida da buyer persona da marca e direcionar as ações de marketing para gerar oportunidades de negócio mais eficazes.

Vários fatores contribuem para uma boa segmentação. Desde logo, há que considerar a plataforma de contacto e as características dos leads – como a idade e a localização – aspetos determinantes. A tecnologia facilita (e muito) todo o processo.

 

Benefícios e vantagens de uma segmentação de leads qualificada

A segmentação qualificada tem influência direta na taxa de conversão de leads em clientes. Destacam-se algumas vantagens:

 

Personalização de conteúdo

Uma aposta forte em content marketing à medida dos segmentos, aumenta as hipóteses de interação. Para tal, é essencial investir na nutrição de leads, com a criação de ações assertivas e materiais que cativem e facilitem o percurso dos potenciais clientes pelo funil de vendas. Estruturar o perfil dos leads também facilita o processo. Para o efeito, o uso de uma plataforma de gestão e aquisição de leads e/ou de software de automação de marketing que permitem a realização de testes a/b, assim como MQL e SQL revelam-se ferramentas preciosas para conseguir obter os melhores resultados.

 

Engagement nas campanhas

A segmentação permite-lhe entender e aplicar as melhores estratégias para captar os leads e garantir que eles correspondem aos seus objetivos.

 
 

Diminuição do custo

Permite reduzir o investimento de aquisição de clientes e ter um alcance mais significativo.

 


Como fazer a segmentação de leads? 


Antes de mais, o uso de uma plataforma de gestão e aquisição de leads, assim como de ferramentas de automação de marketing e técnicas de marketing digital revelam-se determinantes.

Um dos principais processos de segmentação de leads qualificada consiste na atribuição de notas a partir da configuração do perfil de interesses de um lead, alinhado à intenção da empresa, o Lead Scoring.

 

Lead Scoring: análise e seleção de leads


Em tradução direta, Lead Scoring significa atribuir uma pontuação ao lead a partir de uma análise de comportamento.

O processo é utilizado para separar e priorizar os leads mais preparados para fechar o processo de compra, tornando a ação da marca mais objetiva.

 


Critérios de Segmentação


Interessa perceber que critérios podem ser usados para avaliar os leads e organizar listas de segmentação.

 

Informações sobre o perfil do lead


Os formulários de Landing Pages interativas constituem a forma mais simples de segmentar leads. A conversão de um lead em potencial cliente fornece várias informações: idade, sexo, localização, entre outras características que, quando combinadas com outros meios de segmentação, conseguem ser muito eficazes e atrativas.

Determinar perfis ideais pode ser uma estratégia para identificar padrões de comportamento e semelhança com a buyer persona do seu negócio.

 

1. Estágio no funil de vendas

Quando mais “fundo” um lead se encontra no funil de vendas, maior o seu interesse no produto. Logo, quanto mais perto do fundo do funil, mais denso e específico se torna o material oferecido.

 

2. Plataforma de contacto

Seja através das redes sociais, blog, e-mail, SMS ou landing page, é possível segmentar leads a partir desse critério e obter uma boa visão de alcance e de resultados.

 

3. Conteúdo consumido

Saber o que um lead consome é perceber também o seu estágio no funil de vendas.
Isso permite a identificação de interesses e o envio dos conteúdos certos no momento certo.

 

Se deseja apostar na segmentação de leads para o sucesso do seu negócio, contacte a Closum e fale com um especialista.

Quer saber como o Closum pode ajudar o seu negócio?

Assista a uma demonstração gratuita e saiba como o Closum pode ajudar o seu negócio sem compromisso.