Landing Pages: veja como elas ajudam a gerar mais leads

Dicas

|

30 de abril de 2020

|

4 minutos de leitura

Landing Pages: veja como elas ajudam a gerar mais leads para a sua empresa

Para uma maior eficiência da aquisição de leads na jornada do funil de marketing, das personas de um determinado negócio, o uso de Landing Pages é determinante. No entanto, para obter os melhores resultados há que fazer uso de boas práticas. Saiba quais.


O
que é uma Landing Page?

Uma Landing Page é uma página específica que tem como foco principal a conversão de leads.

Com poucos elementos, clara e objetiva, apresenta um call to action principal, evitando distrações e encaminhando os visitantes pelo funil de vendas.

Tendo como base a oferta de conteúdos de valor, como ebooks, infográficos ou outros, é fundamental uma boa estratégia de content marketing na eficácia de uma Landing Page.

Benefícios da utilização de Landing Pages

As Landing Pages permitem:

  1. Facilitar o lead scoring - determinar quais os leads com maior potencial, otimizando a sua conversão.
  2. Segmentar - permitem segmentar ou qualificar os potenciais clientes em MQL e SQL.
  3. Diminuir o custo de aquisição de leads são uma opção barata e rápida de geração de oportunidades de negócio.


B
oas práticas

Para obter resultados, é fundamental obedecer a boas práticas.

Construção

Há alguns elementos indispensáveis numa Landing Page de sucesso:

  1. Oferta – O conteúdo apresentado tem de gerar valor para quem visita a página. Para isso, é essencial conhecer a buyer persona da marca.
  2. Título – Elemento determinante, deve ser chamativo, simples e claro, deixar clara a promessa e mostrar a solução ou benefício e evitar o sensacionalismo ou exagero.
  3. Call to Action (CTA) - Convidam o leitor a realizar uma ação, através de frases claras e objetivas, geralmente, imperativas, com uso de verbos de ação.
  4. Descrição - Caso exista, deve passar uma mensagem sucinta que explique a oferta.
  5. Conteúdos visuais (imagem e video) - São muito mais claros e atrativos que os elementos verbais. Logo, as probabilidades de conversão aumentam.
  6. Formulário - Essencial. Deve ser o mais breve possível, de fácil preenchimento, com opções.

O uso de Landing Pages interativas - adaptadas a web e mobile - são uma opção muito eficaz que facilita a recolha de dados e potencializa a taxa de conversão.

Após a captação, abre-se lugar à nutrição de leads que tem por objetivo manter a relação com os visitantes/(potenciais) clientes.

Aplicação

As Landing Pages devem ser otimizadas para uma boa aplicação.

  1. Testes A/B - Fundamentais para aumentar a conversão de qualquer Landing Page, à medida que ajudam a descobrir o que realmente funciona com o público-alvo.
  2. SEO Permite gerar ainda mais leads.
  3. Formulários Inteligentes Permitem uma estratégia de nutrição de leads capaz de manter o consumo de conteúdos da marca, gerando valor para a empresa.
  4. Mobile Friendly Sendo os smartphones o meio de acesso a conteúdos, incluindo através de links diretos enviados por SMS, é fundamental que as Landing Pages estejam otimizadas para dispositivos móveis.
  5. Thank You Pages - Ou páginas de agradecimento, aparecem assim que o visitante completa uma ação na Landing Page, agradecendo e abrindo novas oportunidades de captar leads, nomeadamente através de novas ofertas.

Após a conversão, uma plataforma de gestão e aquisição de leads assume um importante papel. O objetivo passa agora por melhorar a experiência do utilizador e gerar novas oportunidades.


Divulgação

A divulgação de uma Landing Page pode ser feita através de:

  1. Email e SMS - O e-mail - já utilizado para envio de newsletters e outros conteúdos - e as mensagens de texto são meios muito eficazes.
  2. Social Media - As redes sociais são importantes meios de divulgação e partilha, o que aumenta o alcance.
  3. Ads - Os anúncios podem ajudar a gerar novas oportunidades.


Se tem interesse em usar Landing P
ages para gerar leads para o seu negócio, contacte a Closum e fale com um especialista.

"O que é medido é gerido"

Peter Drucker, Consultor de Gestão, Autor, Professor