Invista em nutrição de leads e ajude a equipa de vendas!

Dicas

|

29 de junho de 2020

|

4 minutos de leitura

Como fazer nutrição de leads

 

Planear é a palavra-chave no processo de nutrição de leads.

A implementação de uma estratégia eficaz de nutrição de leads pode ter um impacto muito significativo nos resultados da sua estratégia de inbound marketing. Há alguns elementos essenciais neste processo: o objetivo, a segmentação de leads, os canais e periodicidade da comunicação, o conteúdo e, também importante, o budget de marketing digital disponível para o efeito.

 

 

Boas práticas e ferramentas para nutrição de leads

Para alcançar os melhores resultados e ajudar, de facto, a equipa de vendas, há que implementar boas práticas e ferramentas eficientes.

 

E-mails personalizados

Várias pesquisas indicam que o e-mail marketing continua a ser uma tática muito eficaz para a nutrição de leads. No entanto, para produzir resultados significativamente melhores, a personalização marca a diferença relativamente a um e-mail genérico. Há vários tipos de e-mails que pode utilizar, consoante as necessidades.

Combinar o poder da personalização de marketing com os e-mails acionados por comportamento, permite entregar as mensagens certas às pessoas certas, nos momentos certos.

 

Uso de vários canais

Tire partido do potencial do meio digital, pode e deve nutrir os seus leads através de vários canais de relacionamento - e-mail marketing, publicações do blog, contactos nas redes sociais, mensagens SMS, entre outros. Quanto mais diversificados forem os canais, maiores serão as probabilidades de sucesso, na totalidade.

 

Content Marketing

O conteúdo relevante gerado pela marca é o coração de qualquer campanha de nutrição de leads. Portanto, trabalhar afincadamente uma estratégia de content marketing é determinante para o seu negócio. Invista em formatos variados de conteúdo e interessante para a sua buyer persona.

 

Cronograma de envios

A periodicidade de envio das mensagens deve ser bem definida e planeada. Dessa forma, a sua estratégia de nutrição vai conseguir ser realmente bem-sucedida. O envio de um e-mail e um artigo no blog por semana e publicações diárias nas redes sociais, por exemplo, podem constituir uma boa prática a seguir.

 

Criar conteúdos relevantes de suporte

Concentrar-se na nutrição sem ter conteúdos de suporte no blog, no site e nas redes sociais é perder tempo, o seu e o dos seus leads. Porquê? Muitos vão receber as mensagens e procurar outras informações. Caso não encontrem nada da sua marca,

vão encontrar na concorrência. Entre os conteúdos relevantes de suporte podem estar, por exemplo, whitepapers, infográficos, webinars, cursos on-line, vídeos, entre outras possibilidades.

 

Mobilizar toda a equipa

Cada elemento tem uma percepção diferente do produto ou serviço, assim como uma experiência diferente com o cliente. Essa diversidade cria o ambiente ideal para que a empresa tire partido de insights criativos, distintos e essenciais para tornar o relacionamento entre marca e público mais proveitoso. Nesse sentido, é importante mobilizar toda a equipa, não apenas de vendas, para a nutrição de leads.

 

 

Ferramentas para uma nutrição de leads eficaz

 

Plataforma de gestão de leads

O uso de uma plataforma de gestão de leads está na base de um bom planeamento e implementação de uma estratégia de nutrição.

 

Automação de Marketing

Para fazer uma nutrição eficiente e fazer avançar os leads até ao momento da compra são necessários recursos de automação. O ideal é contar com uma plataforma completa de automação de marketing, fácil de utilizar e que disponibilize integração com as ferramentas que a sua empresa já utiliza. Um recurso com todas as funções necessárias, vai ajudar a evitar erros, problemas de compatibilidade e redundâncias. Será mais fácil implementar, acompanhar o desempenho das ações e fazer otimizações.

  

CRO (Conversion Rate Optimization)

Dentro do CRO, ou otimização da taxa de conversão - uma estratégia baseada na melhoria constante dos elementos dos canais de comunicação da marca, visando atrair e converter mais utilizadores – há 3 elementos a destacar na nutrição de leads: métricas, pesquisas e testes.

 

 

Invista na nutrição de leads e ajude a equipa de vendas. Isso vai refletir-se, claro está, no sucesso do seu negócio. Para implementar os recursos certos que lhe permitam alcançar os seus objetivos, contacte a Closum e fale com um especialista.

Quer saber como o Closum pode ajudar o seu negócio?

Assista a uma demonstração gratuita e saiba como o Closum pode ajudar o seu negócio sem compromisso.