Diariamente, existem vários momentos em que temos uma grande necessidade de procurar algo na internet. Nestes Micro-Momentos, quando precisamos de uma determinada informação, as marcas que estiverem no topo têm uma oportunidade para causar impacto.
Mas afinal o que são Micro-Momentos?
Com a massificação dos smartphones e as constantes mudanças no comportamento do consumidor, surgiram estes Micro-Momentos.
Durante todo o processo de compra, os consumidores utilizam ferramentas de comparação de preços, serviços ou mesmo de qualidade de produto. Acabam por pesquisar a reputação da empresa, procurar informações e reviews.
E é precisamente nestes momentos-chave que os consumidores demonstram uma intenção com uma simples pesquisa no Goolge.
Indo ao encontro disto, o Google estabeleceu que existem 4 tipos de Micro-Momentos:
- Micro-Momento “eu quero saber”
Isto acontece quando o utilizador quer saber mais sobre algo que viu na TV, que um amigo referenciou ou que viu enquanto navegava na internet.
Aqui, o utilizador vai à procura de mais informações, o que não significa que ele pretende comprar algo.
Exemplo contextualizado: Dois amigos estão a tomar café, até que um pergunta se o outro já conhece o novo Iphone. Aí, o que desconhece, pega no smartphone e pesquisa por “novo Iphone”.
- Micro-Momento “eu quero ir”
Neste caso, o utilizador deseja chegar a algum lugar, quer seja por pesquisar um endereço local ou utilizar serviços de geolocalização, os quais indicam o caminho até o local desejado.
Também pode ser quando procura estabelecimentos no arredores da sua localização, como por exemplo restaurantes, lojas, café, shoppings, entre outros.
Exemplo contextualizado: Um casal está a passar férias no Algarve e procuram um local para jantar, aí pesquisam por “restaurante no algarve” ou só “restaurante”.
- Micro-Momento “eu quero fazer”
Atualmente, é comum dizermos que a internet é o maior meio para obtermos conhecimentos, então quando queremos aprender alguma coisa é bastante prático recorrer ao Google.
Em momentos, em que não conseguimos pedir ajuda a ninguém damos por nós a pesquisar como trocar uma lâmpada, ou como fazer a nosso prato favorito.
Vale a pena salientar, que nestes Micro-Momentos, a quantidade de resultados em vídeo é significativa.
Exemplo contextualizado: Chegando a casa, não sabendo o que cozinhar um estudante pesquisa por “jantar fácil de fazer”.
- Micro-Momento “eu quero comprar”
Neste caso, o utilizar pesquisa algo que revele uma intenção de compra. Normalmente a pesquisa contém o nome do produto ou do serviço, indicando o quão decidida está a compra.
Por exemplo, se pesquisar por “sapatilhas” pode estar apenas a ver que tipo de sapatilhas existem, cores, texturas ou até mesmo preços. No entanto se a pesquisa for “Sapatilhas Adidas Stan Smith” aqui demonstra um interesse claro no tipo de produto e modelo e consequentemente o desjo de comprar.
Se a tua empresa tem objetivos de marketing bem traçados, para o aumento da notoriedade da marca ou angariação de leads, estes Micro-Momentos podem ser grandes aliados para atingir esses resultados.