Como melhorar a Taxa de Abertura dos seus Emails?

Dicas

|

25 de novembro de 2021

|

3 minutos de leitura

A Taxa de Abertura de uma campanha de Email Marketing é uma das principais métricas que deve ter em conta.
 
Ela representa um indicador direto para medir a performance e é fundamental para medir a atratividade das campanhas de email, especialmente do assunto utilizado no envio.
 
Como se calcula?
 
A Taxa de Abertura representa o número de pessoas que abriram o email enviado dividido pelo número de pessoas que receberam a sua campanha de email.

Taxa de Abertura = (Emails Abertos / Emails Entregues) x 100
 
Qual é a percentagem para a Taxa de Abertura ideal?
 
Não existe uma resposta concreta, uma vez que esta métrica depende de vários fatores, como o setor no qual o seu negócio se insere ou o tipo de Email enviado.
 
Acompanhar a Taxa de Abertura das suas campanhas de Email é essencial para ajudá-lo a melhorar parâmetros importantes, como:
  • Definir o melhor assunto;
  • Saber qual o melhor horário;
  • Identificar a atratividade da sua campanha.
 
A verdade é que quando o email apresenta conteúdo relevante e é enviado com uma boa frequência de forma a manter uma interação com a base de dados, a probabilidade da Taxa de Abertura ser alta é maior.
 
Além disso, a performance da Taxa de Abertura e o assunto de cada Email estão inteiramente relacionados. Ou seja, é através do assunto que o utilizador identifica se o conteúdo do Email é atrativo ou não para o abrir.
 
É muito importante não só analisar as Taxas de Abertura das suas campanhas de Email, como também melhorá-las.
 
Como melhorar a taxa de abertura?
 
Certifique-se que a sua lista tenha a devida confirmação de permissão
É essencial garantir que os seus subscritores estejam cientes do conteúdo que dão permissão para receber.

Garante que existe um campo de opt-in e que caso não seja assinalado os contactos não recebem as suas comunicações, desta forma, respeita a RGPD e garante uma maior Taxa de Abertura dos seus Emails.
 
Escreva uma linha de assunto atrativa
A linha de assunto do seu Email tem um grande impacto na Taxa de Abertura.

É crucial escrever um assunto atrativo e interessante, contudo é necessário evitar frases e palavras que são mais propensas a ser consideradas como Spam.
 
Certifique-se de encontrar a melhor hora para enviar emails
Para encontrar o melhor dia e hora para enviar a sua campanha de Email Marketing a cada contato é necessário levar em consideração os comportamentos  individuais.

Para tal, é fundamental realizar vários testes de forma a encontrar o dia e a hora ideal para lançar a sua campanha, que pode variar de acordo com o conteúdo da mensagem, perfil do público e o produto ou serviço em questão.
 
Ter objetivos bem delineados na estratégia de cada Email
Para que o objetivo da sua campanha seja atingido de forma eficaz é preciso conhecer quem está do outro lado do Email e criar urgência na mensagem enviada. Desta forma, ter metas claras e diferenciais irão afetar na tomada de decisões, motivação, ações e consequentemente na Taxa de Abertura.
 
Segmente o envio das suas campanhas
Ao enviar uma campanha de Email Marketing deve haver sempre o esforço de entregar conteúdo que seja de interesse dos seus contactos.

Criar audiências de acordo com características torna mais fácil a entrega de conteúdo relevante para os seus contatos.
 
Embora existam inúmeras sugestões para melhorar a Taxa de Abertura dos Emails, os pontos referidos são pontos de partida ótimos.

As estratégias podem diferir de negócio para negócio. Contudo, seguir estas dicas pode ser tudo o que precisa para tornar suas campanhas de Email mais eficazes.
 
Quer aprender mais sobre como aumentar a taxa de abertura dos seus Emails e dominar o Email Marketing? Saiba mais aqui.

"Se todos estiverem a avançar juntos, então o sucesso toma conta de si."

Henry Ford, fundador da Ford