As Melhores Práticas de Emails de follow up em Landing Pages

Dicas

|

28 de agosto de 2020

|

3 minutos de leitura

Depois de atrair o  público-alvo para uma landing page, é essencial continuar a captar a sua atenção através do envio de emails de follow up, para que possa atrair oportunidades de negócio e, consequentemente, gerar vendas. 

 

O que são os emails de follow up em landing pages?

Os emails de follow up representam todos os emails de acompanhamento que são enviados a uma lead que demonstrou interesse numa landing page, através do preenchimento de um formulário para:

  • Subscrever a uma newsletter. 
  • Fazer o download de um ebook;
  • Obter mais informações sobre um determinado produto.

Simplificando, são todos os emails enviados para leads geradas através de uma landing page. Estes são configurados e enviados de forma automática a partir de um CRM e estão relacionados com os conteúdos que captaram a atenção da sua persona.

 

Boas práticas de email de follow up?

Se pretende transformar potenciais clientes em clientes verdadeiros, é fundamental criar emails de follow up que acrescentem valor. Devem dar continuidade à ação feita na landing page e ser adequados às diferentes fases do funil de vendas.

Em primeiro lugar, os emails de follow up devem ser criados e segmentados de acordo com a ação feita na landing page. De seguida, é necessário criar um email de follow up automático para cada landing page a partir do seu CRM. Se alguém demonstrou interesse em algum produto, pode enviar um email de follow up com um desconto de 10%. Por exemplo, quando um utilizador se regista na sua landing page para receber uma newsletter, crie um email de receção para dar as boas-vindas.

Aposte na personalização para que o leitor sinta que o email responde às suas necessidades. Além de escrever o nome do utilizador no assunto ou no início do email, preocupe-se em adequar e personalizar o conteúdo ao longo de todo o email. 

Os testes A/B são uma estratégia importante para perceber quais são os emails que estão a gerar mais conversões. Quando definir o email de follow up que vai enviar para alguém que pretende obter um ebook, crie um teste A/B em que o título é o elemento variante para perceber qual é que obtém os melhores resultados.

Por último, é importante que os emails de follow up estejam consistentes com as suas landings pages. Mantenha uma coerência visual nestes canais de comunicação, com um discurso e tom adequados à sua marca, para que as leads executem as ações que definiu. 




Benefícios do uso de emails de follow up

Os emails de follow up são determinantes numa estratégia de email marketing, pois permitem:

  1. Nutrição de leads: enviar conteúdos valiosos e personalizados para as leads, de forma a acompanhá-las ao longo de todas as fases do funil de vendas;
  2. Classificação de leads: estudar as necessidades das leads e apresentar-lhes uma solução única. Depois, classificá-las segundo um índice de qualidade.
  3. Acesso a estatísticas: avaliar a perfomance dos emails de follow up a partir do seu CRM e analisar caso a caso, ajustando a estratégia de forma a criar mais oportunidades de negócio e aumentar as vendas.

 

 

Quer saber como implementar emails de follow up adequados ao seu negócio?

Subscreva a nossa newsletter e tenha acesso a conteúdos exclusivos focados na conversão de leads.

"A equipa de vendas tem o funil de vendas. Mas como marketer B2B, tu alimentas o topo do funil deles."

Doug Kessler, Diretor Criativo da Velocity Partners